Calculadora para startups simula aportes e divisão de ações

A ferramenta foi criada para simular situações de aportes de capital e até aquisições, e ajuda a tomar decisões financeiras

São Paulo – Os termos envolvidos em uma negociação com fundos ou investidores-anjo podem confundir boa parte dos empreendedores. Com este problema, Michael Carvin, CEO e co-criador do site SmartAsset, que ajuda a fazer planejamento financeiro para compra de imóveis, criou a calculadora Startup Economics.

Carvin contou, em entrevista ao site especializado em tecnologia TechCrunch, que ficou perdido durante a negociação de 900 mil dólares de investimento da aceleradora Y Combinator e começou a desenvolver a calculadora. 

A ferramenta, no entanto, não é a principal do site, que tem foco em ajudar quem pensa em comprar uma casa. Segundo o CEO disse em entrevista à publicação, o produto principal do site tem 20 mil usuários.

Disponível online, a calculadora ajuda a simular diversas situações de distribuição de ações da empresa e até em casos de aquisição. O objetivo, segundo o site, é ajudar a entender como diferentes formas de investimento afetam a startup, assim como a divisão de ações entre funcionários e sócios. O site permite simular várias rodadas de investimento, como fica a participação de cada sócio e as ações dos funcionários.