Brasil tem 3 das 100 fintechs mais inovadoras do mundo; Nubank é destaque

Nubank foi o destaque nacional, ficando na sétima colocação no ranking global; também apareceram no ranking GuiaBolso e Geru

São Paulo – As plataformas brasileiras de serviços financeiros Nubank, GuiaBolso e Geru estão entre as 100 fintechs mais inovadoras do mundo, segundo relatório produzido pela KPMG e pela H2 Ventures.

O estudo divulgado anualmente e chamado de Fintech100, inclui 50 startups de finanças melhor classificadas com itens como capacidade de inovação e de captar recursos, o tamanho da empresa, a área de atuação e o poder de influência. Outras 50 companhias emergentes entram no critério a tecnologia de inovação e os novos modelos de negócios propostos ou adotados.

Os Estados Unidos são o país com mais empresas na lista (18), seguido por Reino Unido (12), China (11) e Austrália (7).

Os criadores do levantamento criaram um ranking com as fintechs que mais se destacaram globalmente. A plataforma digital brasileira de cartões de crédito e de contas correntes Nubank foi o destaque nacional, ficando na sétima posição na lista liderada pela plataforma chinesa de transferências de recursos Ant.

No documento, o presidente-executivo do Nubank, David Vélez, afirma que a plataforma já emitiu 5 milhões de cartões de crédito. Segundo o relatório, isso posiciona o Nubank como umas cinco maiores emissoras de cartões do país “e o maior desafiante de banco do mundo fora da Ásia”. Além disso, a empresa já tem 2,5 milhões de inscritos para ter uma conta digital, serviço lançado há cerca de um ano.

Já o portal de finanças pessoais GuiaBolso, que atualmente tem cerca de 4 milhões de inscritos, apareceu na posição 46 dentre as primeiras 50 mais inovadoras. “O resultado é o reconhecimento do esforço em ajudar o brasileiro a lidar melhor com seu próprio dinheiro”, afirmou o presidente-executivo do GuiaBolso, Thiago Alvarez.

O site de empréstimos pessoais Geru apareceu pela primeira vez no relatório, no grupo de fintechs emergentes.

A lista deste ano revela um salto significativo no apoio de capital de risco às fintechs. As empresas levantaram mais de 52 bilhões de dólares em capital de risco, quase o dobro do ano passado.

TOP 10

  1. Ant Financial (China)
  2. JD Finance (China)
  3. Grab (Singapura)
  4. Baidu (Du Xiaoman Financial) (China)
  5. Sofi (EUA)
  6. Oscar Health (EUA)
  7. Nubank (Brasil)
  8. Robinhood (EUA)
  9. Atom Bank (Reino Unido)
  10. Lufax (China)