As dicas para ser um empreendedor melhor em 5 minutos

Veja recomendações de especialistas para fazer o planejamento da sua empresa e de como melhorar a sua rede de contatos

São Paulo – A agenda de um dono de uma pequena empresa ou startup é cheia e repleta de imprevistos. Entretanto, todo empreendedor deveria tentar deixar de lado um pouco as tarefas operacionais para se capacitar e se inspirar.

Por isso, EXAME.com selecionou três vídeos do programa Dicas para Empreendedores para ajudar nesta tarefa. Em menos de 5 minutos, veja algumas recomendações para quem deseja ser um empreendedor melhor neste ano novo.

1. Melhore o seu networking

Fazer networking é uma maneira de divulgar a sua empresa e de ter acesso a informações do mercado. Para Renato Fonseca, do Sebrae-SP, não basta ter uma grande quantidade de cartões de visitas. É essencial também que o empresário ofereça algo interessante para outras pessoas sem esperar nada em troca.

2. Evite erros sucessivos

Errar faz parte da rotina de qualquer dono de pequena empresa ou startup. Entretanto, errar sucessivamente pode acabar com qualquer tipo de negócio. Olhar para os concorrentes, pedir conselhos e fazer uma pesquisa com os clientes são algumas recomendações da coach Patrícia Atuí, da ActionCoach.  

3. Planeje-se sempre

Todo empresário tem que estar preparado para qualquer tipo de cenário do mercado, seja otimista ou pessimista. Por isso, o planejamento da empresa nunca deve ser deixado para última hora. Maurício Galhardo, da Praxis Business, afirma que estoque e pessoas são os principais pontos a serem considerados.