As 10 melhores cidades para abrir um negócio em MG

Estudo do Sebrae aponta municípios mais favoráveis ao desenvolvimento de negócios

Belo Horizonte – Seguida de Uberlândia, Nova Lima, Juiz de Fora e Uberaba, a capital mineira é a cidade com melhor Índice de Competitividade Municipal. O indicador mostra onde há melhor estrutura para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas (MPE).

O estudo compara as 853 cidades e as oito regiões de planejamento do Sebrae em Minas Gerais. Desde a primeira edição do estudo, em 2010, Belo Horizonte lidera o ranking. Entre as regiões, o Centro de Minas é a que apresenta o melhor Índice de Competitividade, na frente do Triângulo Mineiro e Sul. A pesquisa aponta características locais que podem gerar vantagens competitivas.

O índice se baseia em fatores como Performance Econômica, que abrange os aspectos relacionados à atividade econômica, ao comércio internacional, à remuneração e ao emprego; Suporte aos Negócios, que compreende o mercado de trabalho, instituições de apoio e multiplicidade da economia; Infraestrutura básica, que analisa as políticas de educação, saúde e meio ambiente, Capacidade de alavancagem do governo, sobre as finanças públicas, e Quadro Social, que engloba os principais indicadores sociais.

O estudo utiliza o método do Índice de Competitividade das Nações, calculado pelo International Institute for Management Development (IMD), que mede a capacidade do país de criar e manter um ambiente competitivo para as empresas. Esse índice é publicado no Anuário da Competitividade Mundial (World Competitiveness Yearbook – WCY) desde 1989.

Melhores cidades
1. Belo Horizonte
2. Uberlândia
3. Nova Lima
4. Juiz de Fora
5. Uberaba
6. Sete Lagoas
7. Ipatinga
8. Araxá
9. Poços de Caldas
10. Itajubá