Acho que minha ideia pode virar franquia. Como fazer?

Uma notícia ruim: Ideias, produtos e marcas não são franqueáveis! Mas negócios são.

Dúvida do internauta: Acredito que uma ideia tem potencial para ser franquia. Como entrar para o franchising?

Respondido por Marcus Rizzo, especialista em franquias

Uma notícia ruim: Ideias, produtos e marcas não são franqueáveis!

Uma ótima notícia: transforme sua ideia, marca ou mesmo produto em um negócio, pois negócios são franqueáveis.

E como fazer?

Coloque o negócio para funcionar, preferencialmente em vários locais diferentes. Teste exaustivamente a operação que contem sua ideia, marca e produto por um tempo consistente para firmar que você domina completamente todos os ciclos (alta e baixa de consumo e vendas).

Provoque um estresse em cada área do negócio de tal forma que você possa consistentemente dominar completamente o modelo de negócio e sua operação.

Esta é só uma primeira fase que estará completa com o negócio testado e aprovado e pronto para ser um sucesso! E mais ainda: é um sucesso consistente e não apenas momentâneo.

E aí, já posso entrar para o franchising?

Ainda não! O próximo passo é avaliar se possui um formato totalmente padronizado. Isto significa que terceiros (seus franqueados e gerentes de unidades próprias) consigam reproduzir e operar o negócio obedecendo fielmente os padrões que determinaram seu posicionamento junto ao cliente final.

E muita atenção: nem tente me convencer que você está nesta fase com vários modelos. Um para cidades (mercados) pequenas, outro para cidades grandes e outro para ….. Modelo é único, e por isso chama-se modelo!

Lembre-se que franquia não é canal de distribuição e como tal nenhuma franquia terá sustentação a longo prazo “vendendo produtos para franqueados”, ou mesmo “ganhando sobre compras feitas por franqueados”. Se você ainda está com dúvidas consulte a lista de franqueadores que desapareceram nos últimos 20 anos e verifique que 96% deles vendiam ou ganhavam na venda de produtos e serviços para seus franqueados e, muitos também vendiam para os concorrentes de suas franquias, puro canibalismo.

Marcus Rizzo é sócio- fundador da consultoria Rizzo Franchise.

Envie suas dúvidas sobre franquias para pme-exame@abril.com.br.