8 canais do YouTube que todo empreendedor deveria acompanhar

Se vídeo é seu formato escolhido na hora de aprender sobre negócios, confira esses canais do YouTube excelentes para empreendedores!

São Paulo – Quem nunca quis montar, cozinhar ou solucionar algo e foi logo buscar um tutorial no YouTube? A plataforma está crescendo muito, especialmente com as oportunidades de dinamizar e acelerar o aprendizado, e nada mais justo que o empreendedor também se aproveitar dessa tendência. Para expor sua marca online? Talvez. Mas antes disso, para se capacitar com os milhões de vídeos que estão aí de bandeja e impulsionar ainda mais seus negócios!

Por isso, separamos oito canais do YouTube, brasileiros e estrangeiros, nos quais você precisa se inscrever o quanto antes:

1. Endeavor Brasil

Não poderíamos começar essa lista de outra forma! Sim, somos suspeitos para falar, mas o canal da Endeavor no YouTube tem um arsenal de vídeos incríveis de capacitação e inspiração em moldes diversos – pílulas, mentorias, webséries, palestras… Nas playlists, você encontra a divisão tanto por formato (Day 1, CEO Summit, Sonho Grande, Webinars e outros) quanto por tema. Isso sempre com grandes nomes de referência! Jorge Paulo Lemann, Abílio Diniz e Romero Rodrigues são alguns deles.

Dentro os vídeos mais assistidos, o Day 1 do Robinson Shiba, fundador do China in Box, é invicto. Dá uma olhada nessa história:

2. TV Sebrae

O Sebrae é um destino certo para donos de pequenos negócios se capacitarem. O canal divulga vídeos semanais que vão desde dicas curtas direcionadas a setores específicos (agronegócio, varejo de moda, turismo, e-commerce…) a webséries que tratam da dinâmica das economias locais ou mostram trocas de experiência entre empreendedores com algo em comum – como é o episódio do programa Afinidades, abaixo!

3. Arata Academy

Seiiti Arata tem muitos anos de praça dando cursos que passam por produtividade e gestão financeira. Há três, ele passou a compartilhar conversas e mini-aulas também no YouTube, dando dicas de desenvolvimento pessoal, seja você empreendedor ou não.

Quer entender o impacto do Arata Academy? O vídeo abaixo, sobre liberdade financeira, traz desafios sensacionais e tem mais de 1,3 milhão de views!

4. Man in The Arena

Já falamos deles lá no artigo sobre podcasts, mas o conteúdo do Man in the Arena também está em vídeo! São quase 100 entrevistas com diversos empreendedores e inovadores que contam suas trajetórias até suas empresas ganharem nome. Entre os últimos destaques, estão líderes de organizações como Uber, School of Life e Catarse.

Dá uma olhada no papo com o Marco Gomes, fundador da boo-box, empresa de publicidade recentemente adquirida pela FTPI Digital.

5. Inc. Magazine

Chegou a vez dos gringos e nos parece que começar pela Inc é um bom caminho. Em seu canal do YouTube, a revista reúne depoimentos de empreendedores gigantes como Mark Cuban (dono do Dallas Mavericks e investidor no programa Shark Tank), Elon Musk (SpaceX e Tesla) e Howard Shultz (Starbucks). Entre várias outros vídeos valiosos, uma série que vale conferir se chama Playbook: aprenda fazendo – ou escutando daqueles que já fizeram.

Para dar um gostinho do que rola por lá, aqui vai um hábito noturno de Marcus Lemonis (da série O Sócio, citada neste artigo aqui, lembra dele?) que faz seus dias renderem tanto:

6. Marie TV

Crie um negócio e uma vida que você ame. Com esse slogan, a apresentadora e coach Marie Forleo se propõe a responder questões do público com dicas para otimizar sua energia e fazer dos seus sonhos uma realidade lucrativa.

No vídeo abaixo, que tem mais de 400 mil visualizações, ela conversa sobre dominar o jogo do dinheiro, com o grande empreendedor e filantropo Tony Robbins.

7. Entrepreneur Magazine

Como a Inc, a revista Entrepreneur também aborda de tudo, do prático ao motivador. Os temas de capacitação são divididos entre playlists geralmente entituladas How to: (Como fazer:) e complementadas pelo assunto, que pode variar de finanças a redes sociais. A inspiração fica por conta de líderes globais e jovens visionários.

O vídeo mais assistido do canal é esse aqui, com o empreendedor e investidor Daymond John (também famoso pelo programa Shark Tank), sobre os maiores erros que ele já cometeu:

8. Kauffman FoundersSchool

Se você está à frente de uma startup e nunca viu um curso da Kauffman FoundersSchool, a gente recomenda clicar logo. Todo o universo das metodologias lean, growth hacking e desenvolvimento ágil você escuta de gente que entende bem do assunto para poder transformar suas ideias em algo realmente grande.

Por exemplo: quer entender como fazer seu MVP direito? O empreendedor e professor Steve Blank, idealizador do customer development, explica nesse, que é o vídeo mais assistido do canal:

E você, tem suas próprias dicas de bons canais do YouTube para outros empreendedores acompanharem? Deixe nos comentários!

Texto publicado em Endeavor.