7 sinais de que você é um empreendedor (e nem sabia)

Talvez você tenha tudo para ser um empreendedor e ainda não saiba. Veja, a seguir, algumas características para tirar a dúvida:

São Paulo – Muitos acham que ser um empreendedor é uma condição inalcançável para a maioria das pessoas. Porém, chegar lá é muito mais uma questão de dedicação do que de vocação para abrir uma empresa, dizem especialistas ouvidos por EXAME.com. Por isso, talvez você tenha algumas competências de empreendedor, mesmo sem se julgar um.

“O meio vai fazendo com que uma pessoa crie características empreendedoras. Mas é possível aprender essas competências por prática, disciplina e motivação”, defende Solange Machado, docente da Business School São Paulo (BSP).

Marco Aurélio Ribeiro, coordenador do Centro de Empreendedorismo do Ibmec, também segue essa linha de análise. “O comportamento empreendedor é algo aprendido socialmente: são os estímulos que você recebe que dão mais ou menos confiança, mais ou menos aversão a risco. Mas todos nós somos empreendedores de alguma maneira: sonhamos uma profissão e fazemos cursos para isso, por exemplo.”

Se você pensa que ser empreendedor é apenas ter um negócio próprio, está muito enganado. Mesmo quem não quer ser pessoa jurídica pode desenvolver uma cultura empreendedora. “Empreendedorismo é se conectar com suas habilidades inatas, eu acredito. Sendo assim, todos podem tornar-se empreendedores”, afirma Gabriel Coelho, fundador da Empodere-se e professora de MBA na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ainda não tem certeza se você tem o que é preciso? Veja, a seguir, sete atitudes que indicam que o empreendedorismo pode ser seu caminho:

1. Você é criativo

Você é daqueles que sempre pensam em fazer algo de uma forma diferente, melhor? Então esse é um sinal de que você é um empreendedor, afirma Solange. “Nem todos usam a criatividade com a mesma performance”, explica a docente. “Mas isso pode ser desenvolvido pelo uso dessa competência ao longo da vida.”

Ser criativo também está muito relacionado a ter curiosidade sobre o que está ao seu redor. “Essa é uma característica despertada a partir do momento em que descobrimos nossas próprias habilidades, porque isso gera iniciativa de pensamento e decisões sobre nossa especialidade”, completa Coelho, da Empodere-se.

2. Você tem vontade de realizar algo

Falando em decisões, um outro sinal de que você é um empreendedor é se, desde cedo, você sentir vontade de realizar e liderar alguma ação.
“O empreendedor é a pessoa que, do nada, cria algo. Se um garoto resolve organizar um campeonato de futebol, por exemplo, é uma atitude empreendedora”, diz Ribeiro. “Pode ser desde um negócio até uma festa ou um grupo. Basta acreditar e fazer algo que não era feito anteriormente.”

3. Você não tem medo de mudanças e nem de riscos

“Tudo muda. Não se apaixone pela forma, mas por um propósito”, aconselha Coelho. “A velocidade das mudanças é muito mais rápida nessa era de interações sociais”.

4. Você não se abala com a primeira derrota e permanece otimista

Além de saber correr riscos, saber como implementar a ideia é fundamental para todo empreendedor. Por isso, ter disciplina e persistência são fundamentais. “Empreender significa acreditar que aquilo vai dar certo e, toda vez que você perder, tentar de alguma outra maneira”, afirma Solange. Para isso, é preciso uma certa dose de automotivação, porque as forças contrárias serão muitas.
Na mesma linha, ser otimista também é um sinal de que você é um empreendedor. “Essa pessoa costuma ser mais otimista do que a média da população. Esse otimismo a impulsiona a agir, enquanto outras pensam que a tomada de decisão pode não valer a pena.”

5. Você sente empatia

A educação nas famílias e na sociedade costuma ser voltada para o sucesso. Porém, segundo Colho, uma característica dos empreendedores é entender que todo projeto é focado na necessidade de alguém, na verdade. “Você entende as dores das outras pessoas e, por isso, é mais efetivo nas suas ações”, explica.

6. Você não olha apenas para o financeiro

Para Ribeiro, um sinal de que você é um empreendedor é sua habilidade de pensar a longo prazo. “Quando você planta algo, você joga várias sementes: algumas germinam e outras não. Isso é algo natural ao empreendedor”, explica o docente. “Quem não tem o perfil empreendedor irá pensar no que ganhará com isso; enquanto o empreendedor pensa em fazer algo especial, que pode ou não gerar retorno.”

7. Você sabe ser paciente

Ainda seguindo o exemplo das sementes, é preciso esperar o fruto amadurecer para poder colhê-lo. Da mesma forma, talvez seja necessário aguardar até que o negócio dê resultado. “Muitas empresas fracassam porque os empreendedores querem tirar dinheiro da empresa logo. A vida do empreendedor é uma vida de renúncia, especialmente no início”, afirma Ribeiro.