Brainstorming: uma das dicas para encontrar o melhor nome para o seu negócio é levantar todas as ideias que aparecem para você
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Tem gente que desde criança sabe o nome que vai dar para os filhos. Você já pensou e pesquisou sobre o nome da sua empresa?
De todos os elementos, documentações e decisões necessárias de uma jornada como abrir uma empresa, é provável que o nome dela ou do produto seja uma das tarefas mais difíceis de se executar. Hoje, somente no Brasil existem um pouco mais de 18.000.000 (dezoito milhões!) de empresas. Imagine criar algo que não existe?
É realmente difícil, nós sabemos, porque já vimos vários clientes sempre esbarrarem nos mesmos questionamentos para criar o nome da empresa, como: “Será que meu negócio será regional, nacional ou internacional?” ou “Coloco um nome em português ou inglês?” e até mesmo “Sigla com nome de sócios ou relacionado ao produto?”.
Mas calma, existe uma saída e um caminho para chegar até a criação do nome ideal para sua empresa ou produto e vamos te mostrar a trilha do ouro através dessas dicas! Leia com calma e bom processo criativo:
1) Tenha certeza da sua visão
Quando você decidiu criar sua empresa, com certeza você tinha um objetivo, seja ele ajudar as pessoas a comprar comida pela internet ou promover encontro de casais por aplicativos de smartphones. Por isso, a primeira dica é você definir exatamente o que sua empresa é e o que você quer entregar de valor para seu consumidor. Isso é a sua Visão: onde você quer chegar e o que você quer ser.
Toda empresa deve ter um diferencial que será refletido no nome da empresa, na identidade visual, no time e, principalmente, na mensagem que ela irá passar ao mundo.
2) Seja diferente
Sim, mesmo com 18 milhões de empresas, é possível se diferenciar. Existem algumas características do seu negócio que podem estar presentes no nome como forma de diferenciação. Alguns exemplos:
Por segmento: Nesse tipo, você utiliza algum termo relacionado ao seu business para caracterizar o negócio, podendo ser complementar ou o nome da empresa de fato. Ex: O aplicativo para pedir táxis por smartphones 99Táxis.
Por regionalização: Para as empresas que querem se diferenciar por fazer parte de um mercado local. Geralmente pequenos negócios utilizam-se dessa estratégia. Ex: Um hotel que fica em uma famosa praia da cidade e leva o nome do local, como o Hotel Praia do Forte.
Por público: Aqui você vai focar no seu público e em seu comportamento para incorporar no nome da sua empresa . Ex: Uma loja de roupas para nerds assumidos, que se chama Geek Store, ou o nome de uma loja de roupas para mães e seus filhos pequenos, como a Bebê Store.
Por produto: Nesse modelo você já vai dar a ideia exata do que é seu business ou mesmo produto no nome. Esses casos facilitam a compreensão do consumidor e geralmente são nomes mais fáceis de lembrar. Ex: Casa do Pão de Queijo – claro, direto e dá até fome né? Outro bom exemplo é da Apple, que criou uma família de produtos “I”, iPhone, iPod, iMac… Uma ótima estratégia de branding para marcar o consumidor.
Por inovação: Para as marcas que estão lançando novos produtos ou serviços inovadores no mercado, uma boa estratégia é ter um nome criativo que “fale” pela inovação. Ex: O Instagram apostou nessa estratégia. Eles queriam um nome que remetesse ao ato de “Gravar” algo “Aqui e Agora”, e pronto, um nome forte e marcante.
3) Curto e direto
As siglas e os nomes curtos são ótimas opções também, pois são mais fáceis de memorizar e até de falar! Uma boa estratégia para criar um nome curto é tentar utilizar as iniciais dos sócios ou do produto. Mesmo que você crie um nome longo, você pode criar uma marca que utilize a sigla em sua composição. Veja alguns exemplos:
GSK: GlaxoSmithKline
NASA: National Aeronautics and Space Administration
GM: General Motors
C&A: Clemens e August Brenninkmeijer (Irmãos fundadores)
4) Converse com seu público
Uma prática que instigamos sempre em nossos clientes de criação de nome é que eles busquem o público deles e apresente as opções de nomes para eles falarem! É importante perceber como seu cliente vai pronunciar o nome, e principalmente, o que ele entende que aquela empresa faz só pelo nome. Se ele responder algo similar ao que sua empresa realmente faz, pode apostar que você está no caminho certo.
Nem sempre o nome vai estar inteiramente ligado ao negócio da empresa, mas uma pronúncia forte e fácil é essencial, veja o exemplo da Red Bull, marca de energético que tem em seu nome duas palavras de pronúncia e significado forte (“Red” – Vermelho e “Bull” – Touro).
Lembre-se: a sua marca deve ser algo acessível e não algo que as pessoas lutam ou tenham vergonha de falar por não conseguirem pronunciar.
5) Pesquise muito
A pesquisa é essencial para que você chegue a um gran finale fenomenal. Faça um benchmarking de seus concorrentes diretos e indiretos, como eles se comunicam, quais cores usam e se já existem nome similares ao que você pretende usar. Outra pesquisa importante é em relação ao público que você pretende atingir. Pesquise a classe econômica deles, seus hobbies, como eles se comunicam na internet, quais marcas eles usam, assim você conseguirá ficar bem próximo e falar a “mesma língua” que eles!
Importante: se você é uma empresa que visa um crescimento internacional, é essencial que você saiba como é pronunciada e a tradução da palavra em outros países, para não dar uma mancada similar ao malfadado mecanismo de busca lançado em 2008 pela Microsoft que chamava “Cuil”, lembra? Primeiro, ninguém sabia ao certo como pronunciava e acabou por se pronunciar “Cool”, mas depois de tantas dúvidas e zoações, o mal feito já tinha sido feito.
6) Faça um brainstorming
Brainstorming é uma expressão americana que na tradução para o português significa “tempestade cerebral” ou “tempestade de ideias”: jogar várias ideias para selecionar a melhor. A nossa dica é que você marque uma reunião só para essa tarefa juntando as pessoas mais importantes para sua empresa – podem ser sócios, colaboradores e até mesmo aquele amigo criativo e mande ver!
Algumas dicas para o processo de brainstorming:
Nenhuma ideia é ruim ou errada. Não vale cortar os colegas, isso acaba inibindo e prejudicando a sugestão de novas ideias
Escreva todas as sugestões no papel, não descarte nenhuma. Somente no final, escolha as melhores e debata sobre elas.
Divirta-se! Afinal, você está criando sua empresa ou produto!
7) Está liberado para registro?
Tudo certo? Ainda não, falta um ponto principal que muita gente esquece ou nem sabe que existe. No Brasil existe um órgão que regula o registro de marcas e patentes, o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). O registro oficial só é válido se for feito pelo INPI. Só assim para você e sua empresa ficarem salvos de plágios e cópias de marcas.
Acesse aqui a ferramenta ou baixe aqui o aplicativo para fazer uma Busca Prévia Grátis da disponibilidade da sua marca no INPI. Ela vai te ajudar a dar o primeiro passo no registro do nome da sua empresa.
Outro ponto, ainda se falando de registro e que não pode ficar de fora de seu estudo, é realizar a pesquisa do domínio (link do site) na internet. Até porque, imagina criar um nome incrível, uma logo perfeita, um site super tecnológico e o domínio não estar liberado? Veja aqui uma ferramenta que te ajuda nessa busca.
DICA BÔNUS
Como toda startup, não podíamos andar tão na linha assim. Por isso, nossa dica bônus vai de encontro com algumas dicas anteriores e pensamentos conversadores de alguns marketeiros:
Vá contra as regras e a maré, crie um nome diferente, crie uma nova tendência, um novo mercado.
A Natura é um ótimo case nesse sentido. Quando Luis Seabra fundou a Natura em 1969, quase todos seus concorrentes adotavam nomes de origens européias, principalmente que remetesse a França. Mas Seabra tinha outro objetivo: construir uma marca e empresa que estivesse ligada ao bem estar, à natureza, às relações humanas e à melhoria da autoestima das pessoas. Mais de 40 anos depois, a Natura é considerada uma das 10 marcas mais valiosas do Brasil, segundo levantamento da consultoria de marcas BrandAnalytics.
Agora que você tem todas as dicas para o caminho da criação de um nome de empresa de sucesso, é só colocar a mão na massa e criar! Boa sorte!
Gustavo Mota é CEO da startup We Do Logos.
Texto originalmente publicado no site da Endeavor.
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1. Viva o ano dos seus sonhos
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São Paulo – Você odeia seu trabalho e sonha em realizar algo diferente na sua vida? Saiba que você não está sozinho. E melhor: existe saída. No
livro “Viva o ano dos seus sonhos – Como largar o trabalho que você odeia e conquistar a vida que sempre quis” (lançado mês passado no Brasil pela editora Benvirá), o autor Ben Arment procura justamente ajudar quem está insatisfeito com o trabalho e busca algo a mais. A obra é baseada no programa de
coaching desenvolvido autor, batizado de “Dream Year” (Ano dos sonhos, em inglês). Pelo programa, aspirantes a
empreendedores são desafiados a mudar de vida no período de um ano e finalmente realizarem o que nasceram para fazer. Além de reflexões e conselhos, o livro está recheado de exemplos de pessoas que conseguiram realizar esse sonho. “Há dois tipos de trabalho. O primeiro visa ao benefício e aos objetivos de outra pessoa. (...) O segundo tipo de trabalho visa ao seu próprio objetivo de vida. É difícil, claro, mas a razão por trás dele faz com que seja muito mais fácil levantar da cama de manhã”, diz o texto. Ficou interessado? Então navegue pelas fotos acima e veja 20 dicas de como dar esse salto em sua vida. Todas elas foram retiradas do livro de Arment.
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2. 1 - Use sua insatisfação a seu favor
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Se você está insatisfeito com o seu emprego, use isso ao seu favor, recomenda Ben Arment. Segundo o autor, quando se sentem insatisfeitas, as pessoas em geral reagem com reclamação. Porém, essa não é a única alternativa. “Podemos usar as mesmas circunstâncias ruins para criar uma nova visão de futuro. Para isso precisamos aprender a encarar a insatisfação como uma dádiva. Afinal de contas, as insatisfações moldam os sonhos”, diz o livro. Então, identifique o que lhe incomoda e estude o que você pode fazer com isso.
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3. 2 – Tenha coragem
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“Todos nós temos sonhos que queremos realizar. Mas, como elegantes mendigos, nós os expomos como canecas vazias, esperando que alguém os financie, dê aprovação ou nos ofereça uma oportunidade”, diz o livro. Porém, segundo o autor, a melhor forma de ver seu sonho virar realidade é realiza-lo você mesmo. Como? Busque parceiros, economize dinheiro, seja criativo.
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4. 3 – Sinta-se confortável com o risco
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“O risco não é algo que nos faz sentir bem. Na verdade, é angustiante. Mas você pode se adaptar e se ajustar a ele.” O consultor garante que, com o tempo (e aquela dose de coragem), você irá se acostumar a não ter um emprego estável e conseguirá até “continuar agindo como um ser humano normal”, apesar dos riscos.
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5. 4 – Descubra seu sonho
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Como saber qual empreendimento lhe fará feliz? Procure as pistas em sua própria história, recomenda Arment. "Perceba que ter um sonho não quer dizer começar algo novo. Trata-se de redescobrir uma grande paixão que foi abandonada em favor de expectativas sociais, um falso senso de segurança, motivos mal concebidos ou um padrão de vida mais confortável”, diz o livro. Lembre-se ainda que descobrir seu sonho significa encontrar seu ponto ideal, aconselha o autor. O ponto ideal reúne quatro elementos: paixão, demanda, plataforma (o seu público) e dom.
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6. 5 – Confie no impossível
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Como disse Nelson Mandela, “Tudo parece impossível até que seja feito”. Portanto, não se abale se a sua ideia parecer maluca para as outras pessoas. “Ceticismo e desconfiança são barreiras bem-vindas que impedem que outras pessoas façam o que você faz”, diz Arment.
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7. 6 – Estude e desmistifique
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Já decidiu onde está o seu sonho? Agora é hora de entender do assunto. “Não há atalho para aprender coisas novas. Você precisa se submeter à humilhação de fazer perguntas, ao sofrimento de entender conceitos difíceis e ao tempo de dedicação para praticar o ofício”, afirma o consultor. Também é necessário desmistificar seu sonho, seja ele escrever um livro ou abrir um negócio. “Glorificamos escritores, mistificamos cineastas e tratamos líderes como celebridades, o que torna seu sucesso inatingível”, diz o livro.
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8. 7 – Resolva um problema
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Antes de começar a colocar seu sonho em prática, questione qual problema ele quer resolver. “Pode ser a falta de um bom restaurante em sua cidade”, simplifica Arment. Se perceber que seu sonho não resolve nenhum problema, é preciso reformulá-lo para que ele o faça.
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9. 8 – Inove
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Com essa resposta em mãos, busque quebrar as regras do seu setor e inovar. Ou seja, não seja apenas mais um, sob pena de não ser notado. Vá tentando melhorar até encontrar o modelo ideal para você. “Se não estão comprando, lendo, participando ou abraçando a causa, só há uma coisa a culpar: a fórmula. Nossa tarefa é continuar ajustando-a até que ouçamos o 'clique' da combinação correta”, recomenda Arment.
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10. 9 – Seja lucrativo
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“Não se engane: seja seu sonho uma organização com ou sem fins lucrativos, um livro ou uma livraria seu objetivo é gerar receitas”, afirma o autor. Caso contrário, seu objetivo não passa de um hobby. Portanto, faça as contas e mantenha as receitas maiores do que as despesas. Busque formas de conseguir dinheiro com o seu sonho e diminua os gastos. “Se você não conseguir fazer seu sonho funcionar em uma planilha de cálculo, não conseguirá fazê-lo no mundo real”, sentencia Arment.
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11. 10 – Facilite a compra
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“[As pessoas] podem gostar da ideia, mas, se efetuar a compra for difícil demais, se for muito caro ou se não entenderem o que você está ofertando, elas desistirão”, afirma o autor. Por isso, crie “pacotes” de serviços que sejam compreensíveis ao seu cliente e que tenham preços variados para atender tanto o cliente que está conhecendo você agora quanto aquele que já experimentou seu produto e está disposto a gastar mais.
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12. 11 – Ponha a mão na massa
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“Há algo de magnífico em um sonho não executado. É fácil, Ele existe perfeitamente em nossa mente. E podemos sonhar com ele quanto quisermos, sem nunca derramarmos uma gota de suor. Mas as grandes ideias não têm nenhum valor a menos que sejam executadas”, afirma Arment. Ele argumenta que, para de fato colocar seu sonho de pé, é preciso criar uma rotina de trabalho, mesmo que você tenha um emprego de 40 horas semanais, mesmo que você tenha filhos. É preciso conseguir tempo, sacrificar outros interesses e colocar seu projeto como prioridade.
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13. 12 – Dispense as desculpas
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Não fique esperando as condições ideais para começar seu projeto. “Desculpas servem apenas de distração em relação à parte mais importante do sonhar: o fazer. É a execução – não o conjunto perfeito de circunstâncias ou uma quantia suficiente de dinheiro – que dá vida a seu sonho”, aconselha o autor.
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14. 13 – Aprenda a pedir
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Para conseguir gerar dinheiro com o seu negócio, é preciso aprender a pedir. Ben Arment chama esse processo de aprender a “fazer chover”. “Pessoas que fazem chover geram renda pedindo. Pedem doações. Solicitam acordos e contratos. Pedem oportunidades. Pedem para se encontrar com líderes ou falar com eles por telefone. Solicitam publicidade, Criam ideias e pedem alguns minutos de seu tempo para apresentá-la”, explica.
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15. 14 – Insista
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Se aprender a pedir é difícil, insistir pode ser ainda mais penoso. Isso porque, segundo Arment, temos muito medo de sermos rejeitados. “Temos que aprender a encarar a rejeição com mais naturalidade”, afirma o autor. E a importância de insistir no pedido é simples: as pessoas estão ocupadas, recebem pedidos de outras pessoas, e às vezes não conseguem dar atenção ao seu projeto. “As pessoas não se opõem, apenas estão ocupadas”, reforça. Por isso, se não receber uma resposta, tente novamente.
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16. 15 – Crie uma marca
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Não basta ter um produto ou serviço interessante para as pessoas, é preciso criar uma experiência por trás disso. Essa será a forma como você se apresenta para o mundo. “As pessoas querem uma experiência marcante que não encontram em nenhum outro lugar. Ela inclui o design gráfico, mas é muito mais do que isso. É a sensação, a personalidade, a linguagem, o estilo e a abordagem geral de seu sonho”, afirma o autor.
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17. 16 – Contrate profissionais
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Para que sua marca seja construída da forma correta, a dica é: contrate profissionais. Um logotipo ou um site feitos de forma amadora passam uma determinada mensagem para o público, diferente de um material feito por profissionais. Portanto, não queira fazer tudo sozinho.
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18. 17 – Crie seu público
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De nada adianta ter uma ideia sensacional, se ninguém a conhece. Por isso, você precisa criar uma plataforma para você. Para isso, crie um blog, uma conta no Twitter, um canal no Youtube etc. Conte também com o público de amigos e conhecidos, ou ainda busque espaço na mídia. “Uma plataforma é a comunidade de pessoas que o seguem. Elas prestam atenção no que você faz ou diz, importam-se com suas opiniões, acompanham suas ofertas, compram seus produtos e compartilham seus interesses. Pode incluir seus seguidores nas mídias sociais, sua rede de amigos, seus atuais clientes ou os fãs do seu trabalho”, afirma o consultor.
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19. 18 – Seja seu próprio marqueteiro
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19/22 (Exame.com)
É fundamental pensar como você vai lançar sua ideia para o mundo. Seu plano de marketing “pode incluir meios convencionais, como anúncios em revistas, comunicados à imprensa e mala direta, Mas não subestime abordagens menos convencionais como as mídias sociais, experiências transmídia, eventos ao vivo, festas, eventos abertos e publicidade boca a boca”, recomenda Arment.
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20. 19 – Transforme seu sonho em negócio
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Para permitir que você finalmente largue o emprego que você odeia, o seu sonho precisa se transformar em um negócio. “Se enxergar seu sonho apenas como um hobby, você sempre enfrentará dificuldades com o fluxo de caixa, seu impacto será pequeno e vai parecer que está começando do zero toda vez que se aventurar a realiza-lo”, afirma Arment. E como fazer para que ele não seja apenas um hobby? O conselho do autor é buscar uma forma de gerar mais receitas sem precisar investir mais tempo, ou seja, é preciso ganhar em escala. Verifique se é possível atender vários clientes e uma vez ou automatizar processos, ou reaproveitar um material já produzido.
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21. 20 - Não desista
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Ao longo do caminho para realizar o seu sonho, é bem provável que você encontre obstáculos difíceis, como falta de dinheiro, respostas negativas a pedidos importantes, um imprevisto na família etc. Isso pode levá-lo a querer desistir. O recado de Arment é: não faça isso. “Permita que sua vontade vença seus impulsos”, recomenda. Para isso, o autor aconselha a prever de antemão quais dificuldades fariam com que você desistisse. Assim, você diminui a chance de se deixar levar pelo desespero de um imprevisto no meio do caminho. “A pior hora para pensar em parar é quando você está no meio do caminho.”
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22. Se animou para empreender? Veja ideias de negócios promissores
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