5 pontos básicos para entender a startup enxuta

Cassio Spina fala sobre o conceito de lean startup

Qual a melhor hora para receber um investimento?

Respondido por Cassio Spina, especialista em startups

Lean Startup ou a Startup Enxuta são um conjunto de práticas para criação de novos negócios de forma ágil, com baixos custos e orientada ao desejo dos clientes. Assim, uma lean startup deve possuir as seguintes características:

1. Reduzir ao máximo o tempo de criação de seu produto, focando no desenvolvimento do chamado “Produto Mínimo Viável” ou MVP (originário da sigla em inglês “Minimum Viable Product”).

2. Aperfeiçoar continuamente o produto conforme os resultados obtidos, reduzindo os ciclos de desenvolvimento ao máximo.

3. Testar repetidamente a aceitação do produto junto aos seus usuários, coletando informações que possam auxiliar na sua adequação às necessidades dos clientes.

4. Consumir o mínimo possível de recursos (humanos e financeiros) até encontrar o chamado “product x market fit”, ou seja, o produto que se “encaixa” com as necessidades do mercado.

5. Mudar seu produto/modelo de negócio radicalmente se não tiver aceitação do mesmo. É o chamado “pivotar”. 

Assim, o conceito que está por trás do lean startup é de, em vez de gastar muitos recursos (tempo, dinheiro e gente) planejando, pesquisando e desenvolvendo, buscar descobrir o que o mercado deseja, testando o mais cedo possível sua aceitação ao produto desenvolvido.