5 dicas para ter uma área de vendas do tamanho do seu sonho

Se você sabe quem é seu cliente e o valor que ele enxerga na sua solução, é possível entender o que sua equipe de vendas precisa ter para encantá-los

5 dicas para ter uma área de vendas do tamanho do seu sonho
Respondido por Clarisse Monteiro, gerente de Gestão do Conhecimento da Endeavor Brasil

Todo empreendedor sabe que a área de vendas é uma das mais importantes para fazer um negócio escalar: é preciso vender mais com menos, manter a base de clientes e conquistar novos. Na maioria dos casos é o empreendedor quem faz as vendas no começo do negócio. Com brilho nos olhos e conhecimento profundo do produto/serviço, típicos de quem está vendendo o próprio sonho, consegue encantar o consumidor e fechar a venda.

Com o crescimento da empresa, o empreendedor se depara com um grande desafio: como manter o nível de eficiência e crescimento em vendas? Frases como “não consigo fazer minha equipe vender meu produto tão bem quanto eu” ou “agora não consigo mais acompanhar as vendas de perto” são muito comuns.

Por isso, compartilho algumas dicas de vendas que aprendemos na Endeavor, trabalhando lado a lado do empreendedor em seus principais desafios. Afinal, nada melhor do que aprender com os conselhos de quem já passou por isso na prática.

1. Conheça seu cliente: entender o valor que seus clientes veem no seu produto/serviço te ajuda a definir melhor seu mercado alvo, qualificar boas oportunidades, além de fazer com que você aprenda sobre os diferenciais necessários para ter sucesso nas vendas. 

2. Reflita sobre o que sua equipe de vendas não pode deixar de ter: uma vez que você sabe quem é seu cliente e o valor que ele enxerga na sua solução, é possível entender o que sua equipe de vendas precisa ter para encantar e conquistar novos compradores. Um exemplo: se os seus clientes valorizam o atendimento personalizado, é um sinal de que seus vendedores devem ter o perfil mais consultivo.

3. Faça com que seus vendedores sejam tão bons quanto você: a melhor forma de capacitar uma equipe de vendas é a prática. Se você é um bom vendedor, leve seu time para participar de uma venda com você. Uma outra prática interessante é juntar sua equipe de vendas periodicamente, para trocar experiências e aprendizados.

4. Acompanhe, acompanhe, acompanhe: indicadores são essenciais para um negócio de alto crescimento, pois te ajudam a acompanhar a estratégia de vendas a partir do momento em que você não pode mais estar presente em todas as vendas. Eles te ajudam a entender os pontos críticos do processo. Uma ferramenta simples e eficaz para muitos empreendedores é o funil de vendas, uma forma de acompanhar cada fase das vendas e otimizar seu desempenho.

5. Crie incentivos para sua equipe de vendas: é preciso criar mecanismos para que seus vendedores ganhem quando a empresa ganha. E não estou falando apenas de incentivos financeiros, é preciso munir seus vendedores de tudo que precisam para performar – suporte técnico, ajuda em negociações difíceis, material de apoio, etc. Busque fazer os processos comerciais o menos burocráticos possíveis, para que o seu vendedor gaste tempo com clientes, e não com planilhas!