5 dicas para reforçar a marca da sua startup

Seja criativo e use sua rede de contatos para fazer sua marca aparecer

5 dicas para reforçar a marca da sua startup
Respondido por Cassio Spina, especialista em startups

As startups têm o grande desafio de se fazerem conhecidas com os parcos recursos financeiros e humanos que possuem. Para isto, devem também aplicar inovação da disseminação de sua marca.

A ajuda de um conselheiro ou mentor que tenha experiência da área de comunicação e marketing pode fazer muita diferença. Assim, se tiver algum conhecido que possa ajudá-lo neste tema, não hesite em procurá-lo.

1. Seja criativo: não adianta usar a mesma linguagem que outras empresas com mais recursos usam. Uma comunicação mais natural e pessoal irá imprimir uma identidade para sua marca e atrair a atenção do público. Associe à marca de sua startup a imagem dos fundadores, pois todos gostam de ver um “rosto”.

2. Utilize sua rede de contatos: não tenha vergonha e peça ajuda para seus parentes, colegas e amigos para divulgar sua marca. Se cada um divulgar para 50 conhecidos, em apenas três níveis você terá espalhado a marca para mais de 127 mil pessoas!

3. Não faça SPAM: por mais bem feito que seja, isto joga contra a sua marca.

4. Use a internet: mesmo com um orçamento pequeno, uma boa campanha de anúncios em mecanismos de busca e redes sociais pode gerar um bom tráfego para seu negócio.

5. Busque a mídia: se tiver um orçamento um pouco maior, contrate uma assessoria de comunicação para divulgar sua startup para os meios de comunicação. Mas se não tiver, não tenha receio de mandar diretamente para os veículos do seu setor. O importante é ter uma boa história para contar que atraia a atenção do jornalista.