5 dicas para perder o medo de tomar decisões

Planejar é uma das primeiras soluções para tornar o empreendedor mais preparado

Como perder o medo de tomar decisões
Escrito por Henri Cardim, especialista em coaching

Uma das maiores dificuldades que os empreendedores enfrentam, principalmente quando acabam de abrir um negócio, é o medo de tomar decisões. A insegurança é uma das maiores causadoras desse sentimento. Como lidar com ela?

Planejar é uma das primeiras soluções para tornar o empreendedor mais preparado e, consequentemente, mais seguro com relação ao trabalho.

Outra opção seria conversar e explicar o impasse para o maior número de pessoas possíveis, com perfis diferentes, para perceber e dimensionar os riscos envolvidos. Dica: usar a Maiêutica – técnica da filosofia Socrática de explorar e responder com perguntas – pode ajudar a ter um volume maior de informação.

Também é importante se acostumar com o fato de que, por vezes, é preciso abrir mão de algo para ter um ganho e entender que avaliar as consequências das decisões tomadas dá mais firmeza.

Outra dica é conter a ansiedade e ouvir o interlocutor até o fim sem interrompê-lo, assim é possível ter a informação completa. E nesse caso, ter um mentor pode ser muito valioso.

Por fim, fazer uma autoavaliação também é válido e pode ajudar a descobrir os motivos da existência do receio em tomar certas decisões.

Henri Cardim é palestrante focado em líderes e sucessão em empresas e consultor de negócios.