4 sinais de que sua startup não vai vingar

Saber reconhecer que sua estratégia não está tão boa e mudar de rumo é essencial para os empreendedores

4 sinais de que sua startup não vai vingar

Respondido por Fernando Campos, especialista em startups

“Não desista nunca!” “Insista enquanto puder! O sucesso só vem com a persistência!“. Expressões como esta são muito comuns e realmente servem como ótimas motivadoras para startups. Mas, você já parou para pensar se elas realmente fazem sentido para o seu caso e qual seria o momento de realmente jogar a toalha?

Primeiramente é importante deixar claro que não existe uma regra de sucesso universal que possamos seguir. Sinais ruins em um projeto não são garantia do seu fracasso e a literatura de negócios contém milhares de casos que mostram isso. Ainda assim, saber identificar problemas é uma ótima maneira de evitar frustração e desperdício de recursos.

Também é importante frisar que para uma empresa ou projeto que vá mal, não estamos limitados a somente fracassar. Em um mundo onde a informação é abundante e o acesso a novos mercados e ferramentas é enorme, qualquer empreendedor pode encontrar novos caminhos sem ter que abandonar por completo suas iniciativas atuais.

1. Seja sincero com seu planejamento
Se você esperava que milhares de usuários ou clientes em determinado período de tempo, mas recebeu apenas uma fração disso, preste atenção, pois a maioria dos empreendedores prefere acreditar que a culpa não é sua e que falta apenas aquele investimento ou parceiro estratégico para as coisas mudarem.

Se o seu produto por si só não consegue atrair muitos interessados, acredite em mim, não vai ser um parceiro estratégico ou mais dinheiro para queimar que vão mudar completamente este cenário. Repense seu projeto/produto e seja honesto com aquilo que planejou, talvez esteja na hora de mudar de negócio.

2. Navio vazio
Você continua empolgado, apostando tudo que pode no seu projeto, mas seus sócios, funcionários e principais apoiadores começam a desaparecer e você se vê cada vez mais sozinho em sua empresa. Está na hora de rever os seus conceitos, pois ainda que você se orgulhe da sua persistência, ser abandonado por aqueles que acreditaram no seu projeto, pode ser sinal de que você é quem está cego.

3. Falta de apoio
Já fez diversos pitches a investidores e não conseguiu investimento, disputou dezenas de competições de startups e sempre ficou com os prêmios de consolação, falou com todos os players de mercado, mas nenhum comprou seu peixe? Bom, é hora de fazer uma auto-crítica para ver o que pode estar errado.
O pitch pode estar ruim ou o público não te entende, mas na maioria dos casos, essa recorrente recusa é sinal de que o problema é mais profundo. Pode ser a hora de pensar em mudança de rumos.

4. Seu dinheiro acabou… de novo
Apesar de ser uma das situações mais comuns de qualquer startup (inclusive as de muito sucesso), ver que os recursos que você tem conseguido para o seu projeto continuam acabando sem que ele tenha decolado ou gerado resultados animadores, pode ser um sinal de que é hora de buscar alternativas. Muitos negócios realmente consomem muito caixa e demoram a produzir resultados positivos, porém saiba definir um prazo limite para aceitar que a falta de recursos e o fraco crescimento do seu negócio são maus sinais.