4 atitudes para motivar o time da sua empresa

Conhecer bem cada um é uma das vantagens das pequenas empresas

8 frases que são como um balde de água fria na sua equipe

Respondido por Flavia Lippi, especialista em business mentoring

Para liderar bem, é importante que o empreendedor tenha iniciativa e saiba se colocar no lugar do outro;

1. Conheça cada um de seus liderados em sua essência e faça desse conhecimento uma ferramenta de motivação para cada um.

2. Demonstre o planejamento de forma clara até chegar ao objetivo, com começo, meio e fim. Apresente também “critical risks” no meio do caminho e atribuições claras de cada um com suas responsabilidades estabelecidas.

Use ferramentas de tecnologia como o Smartsheet que determina o dono da tarefa e o prazo de conclusão de cada item. Todos ficam engajados e podem ajudar uns aos outros.

3. Construa seu grupo de acordo com a cultura da empresa. O envolvimento de uma pessoa que gosta de leitura será mais fácil se ela puder trabalhar em uma livraria do que em um telemarketing.

4. A lei de compensação financeira em função do sucesso é a cereja do bolo que todos querem alcançar. Só a cereja do bolo, sem motivação, ninguém quer comer. Ela é simbólica. Serve para comprovar que o bolo foi bem construído e o objetivo foi alcançado.
A premiação e reconhecimento em voz alta valorizam e dão credibilidade para líder e liderado.

Flávia Lippi é especialista em business mentoring e diretora-presidente do Instituto de Desenvolvimento Humano Lippi (IDHL).