3 dicas para inovar em momentos difíceis

Especialista Lourenço Bustani mostra como inovar em um momento de crise na empresa ou na economia

Como inovar em momentos de crise?
Respondido por Lourenço Bustani, especialista em inovação

O primeiro passo para inovar em um momento epicêntrico é não ter medo. Crises permitem uma margem de manobra maior, sendo possível arriscar mais. Além disso, é na crise que um empreendedor testa seu propósito e o porquê de existir enquanto pessoa jurídica. O desafio é não se acomodar e tocar o barco adiante, tendo em mente algumas diretrizes:

1. Invista
Enquanto todos irão se retrair, poupar e temer, você pode ser o único a investir. Com muita serenidade, lógico. Se bem aproveitadas, essas oportunidades poderão se transformar no seu mar azul.

2. Cuide dos outros
Saiba olhar para seus colaboradores neste momento e faça de tudo para blindá-los e mantê-los bem. A sensação de compromisso e de “estamos juntos” na inquietude e na incerteza renderá bons frutos no futuro, quando a poeira baixar.

3. Cuide de si
Há muita vida além do escritório. Não se deixe afundar no desespero e na solidão. Vença a sobra do sistema ao cuidar da saúde física e mental, oxigenando a mente com atividades contemplativas, ginástica e a companhia de pessoas queridas.