2 exemplos de empreendedoras brasileiras de sucesso

O número de mulheres empreendedoras no Brasil cresceu 21% nos últimos dez anos, segundo dados do Sebrae

Empreendedorismo feminino em alta

Escrito por Camila Farani, especialista em empreendedorismo feminino

Quando pensamos em uma empresa, qual a primeira imagem de líder que vem a sua cabeça? Um homem, certo? Errado. De uns anos para cá, essa realidade vem mudando e hoje no Brasil grande parte dos casos, são mulheres empreendedoras que estão à frente dos negócios. Mas, lembrando que empreender é uma tarefa tanto para homens quanto para mulheres, independente de sua classe social ou profissão. Basta que a pessoa deseje, use da sua criatividade, inove, motive e assuma riscos!

O número de mulheres empreendedoras no Brasil cresceu 21% nos últimos dez anos. Mais do que o dobro do crescimento dos homens, segundo o Sebrae. Hoje, a cada 100 empreendedores individuais temos 45 do sexo feminino. O resultado é que o país possui uma população de sete milhões de mulheres empresárias. As brasileiras são responsáveis por sustentar 35% dos lares deste país.

Além disso, temos aqui 61 mil mulheres que lideram franquias, elas chegam a faturar, em média, 32% a mais que os homens da mesma atividade. Outro dado animador é que o Brasil possui uma das maiores taxas de empreendedorismo feminino dentre os 54 países pesquisados na Global Entrepreneurship Monitor.

Quer ver dois casos brasileiros bem sucedidos de empreendedorismo feminino? A primeira história é da inspiradora Luiza Travano Donatto, dona do Magazine Luiza. A história do magazine começou em 1957, quando Luiza e seu marido compraram uma loja de presente, A Cristaleira, localizada na cidade de Franca, interior de São Paulo.

O negócio deu tão certo que começou a se expandir e logo ganhou filiais por todo o Estado, e hoje conta com mais de 170 lojas no Brasil. A empresa está entre as quatro mais conceituadas pela população, por seguir o seguinte lema: profissionalismo, velocidade, qualidade e agilidade, tendo o cliente como fator principal do negócio.

Quando falamos de empreendedoras de sucesso, não podemos deixar de citar Sônia Hess de Souza, presidente da Dudalina. Sônia alavancou a camisaria da sua família de uma forma que hoje o segmento feminino da marca significa 30% dos 190 milhões de dólares anuais do faturamento total da empresa, em apenas três anos.

Sônia é a sexta filha dos 16 filhos de dona Adelina e seu Duda, fundadores da empresa. No início da carreira, Sônia trabalhou na empresa da família, mas queria experimentar novas oportunidades. Para isso foi para a Espanha fazer um estágio. Ao voltar da Europa trabalhou em outras empresas, mas em 1984 foi convidada por seus irmãos para expandir os negócios para São Paulo e administrar o escritório da empresa na cidade.

Aceitou o desafio e não o largou mais. Em 2003, assumiu a presidência da Dudalina e hoje sua rotina inclui viagens semanais a Blumenau, sede da empresa, além de visitar clientes no Brasil e exterior. A Dudalina S.A. é responsável por 50% das exportações brasileiras em camisaria masculina. São mais de 1.400 funcionários, sendo que 70% são mulheres.

Em suma: as mulheres estão cada vez mais empreendendo em negócios rentáveis, gerando novos empregos, novas possibilidades de bons negócios para movimentar a economia brasileira. E você pode ser a próxima! 

Camila Farani é CEO do Grupo Boxx, focado em alimentação, e co-fundadora do Mulheres Investidoras Anjo.