Zeinal Bava é o novo diretor presidente da Oi

O executivo presidia a Comissão Executiva da Portugal Telecom SGPS, empresa holding do grupo Portugal Telecom responsável pelos investimentos em Portugal, África, Ásia e Brasil

São Paulo – A Oi informa que o seu Conselho de Administração, atendendo indicação da Telemar Participações, aprovou, nesta terça-feira, 4, a substituição do diretor presidente da Oi e controladas, José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha, por Zeinal Abedin Mahomed Bava, em complementação de mandato até a primeira reunião do conselho após a realização da assembleia geral ordinária de 2014.

Carneiro da Cunha retorna ao Conselho de Administração, de onde se licenciou em 22 de janeiro de 2013, reassumindo a presidência do colegiado. Em razão de sua eleição como Diretor Presidente da Oi, Zeinal Bava renunciou ao cargo de membro do Conselho de Administração da empresa.

Zeinal Bava presidia a Comissão Executiva da Portugal Telecom SGPS, empresa holding do grupo Portugal Telecom responsável pelos investimentos em Portugal, África, Ásia e Brasil.

“No âmbito dessas funções contribuiu decisivamente para a celebração da Aliança Industrial atualmente existente entre os Grupos Oi e Portugal Telecom, parceria estratégica com o objetivo de aliar os benefícios de escala e diversificação geográfica que o mercado brasileiro oferece à experiência do Grupo Portugal Telecom no desenvolvimento de soluções inovadoras e tecnologicamente avançadas para clientes empresariais, na convergência fixo-móvel e TV por assinatura”, informa a Oi em fato relevante.

De acordo com a empresa, no desenvolvimento desta parceria estratégica, Zeinal Bava adquiriu um forte conhecimento do Grupo Oi, tendo participado ativamente dos diversos comitês de gestão relevantes do grupo, com especial enfoque no Comitê de Engenharia e Redes, Tecnologia & Inovação e Oferta de Produto, que até agora presidia.

“O profundo conhecimento do Grupo e o trabalho desenvolvido pelo Comitê de Engenharia e Redes têm contribuído decisivamente para uma gestão operacional cada vez mais integrada e convergente dos Grupos Oi e PT, justificando plenamente a confiança nele depositada pelos acionistas estratégicos destes dois grupos empresariais.”

Segundo o fato relevante, Zeinal Bava continuará a ter uma intervenção em Portugal nos projetos estratégicos, de inovação e nos workstreams conjuntos Oi/PT, fator decisivo para permitir a otimização das sinergias entre os Grupos Oi e PT e contribuir para o sucesso dos objetivos definidos do âmbito da parceria estratégica.

Zeinal Bava, 46 anos, é formado em Engenharia Eletrônica e Eletrotécnica pela University College of London. Foi nomeado presidente executivo da PT em abril de 2008. Ingressou no Grupo PT em 1999 e ao longo de 14 anos, desempenhou diversos cargos, tendo exercido a liderança executiva da área financeira e das principais áreas de negócio da Portugal Telecom.