Volkswagen investirá 62,4 bilhões de euros até 2016

Empresa quer superar a General Motors e a Toyota na liderança da indústria automotiva mundial

Frankfurt – Maior montadora da Europa, a Volkswagen planeja investir cerca de 62,4 bilhões de euros (86,4 bilhões de dólares) nos próximos cinco anos para superar a General Motors e a Toyota na liderança da indústria automotiva mundial.

“O Grupo Volkswagen está investindo um valor recorde para atingir a meta de se tornar a maior montadora do mundo”, afirmou o presidente-executivo, Martin Winterkorn, em comunicado nesta sexta-feira.

Os investimentos em fábricas e equipamentos vão responder por 49,8 bilhões de euros entre 2012 e 2016, dos quais 57 por cento serão destinados à Alemanha.

Aproximadamente 32,7 bilhões de euros do montante total irão para a divisão automotiva da empresa.

Como resultado, os investimentos em bens de capital ficarão em cerca de 6 por cento da receita anual, afirmou a companhia.

O aporte de 62,4 bilhões de euros não inclui investimentos em duas joint-ventures chinesas da Volkswagen, o que acontecerá por meio de fluxos de caixa próprios.

A Shanghai-Volkswagen Automotive Company e a FAW-Volkswagen Automotive Company planejam investir 14 bilhões de euros em novas fábricas e produtos entre 2012 e 2016.