Vivo é a melhor de telecomunicações de 2012

No ano passado, Vivo foi a melhor do setor em receita, rentabilidade, lucro e participação de mercado

São Paulo – Maior companhia de telecomunicações, com receita operacional líquida de 10,6 bilhões de dólares em 2011, a Vivo abocanhou o primeiro lugar do setor em matéria de rentabilidade, com retorno de 25,4% no ano passado, e a liderança do mercado, com participação de 16,1%. Não por acaso, a companhia ganhou o título de melhor em telecomunicações no prêmio Melhores e Maiores 2012.

Para se ter uma ideia, o lucro líquido de 1,7 bilhão de dólares da Vivo em 2011 foi mais que o dobro do registrado pela segunda maior empresa do setor, a TIM. Se o ano foi definitivamente de bons frutos, 2012 começou com novos desafios.

A Telefônica, que comprou a participação da Telecom Portugal na Vivo em 2010, anunciou em abril a integração total com a empresa, renomeando todos os seus serviços com a marca Vivo, antes utilizada apenas na telefonia móvel.

Em junho, foi a vez da empresa pagar 1,05 bilhão de reais no segundo lote de 4G leiloado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Até 2014, a Vivo deve investir 24,3 bilhões de reais na expansão das suas atividades no país.