Vietjet compra US$8,6 bilhões em aviões Airbus e planeja IPO

Empresa vietnamita comprará a maioria dos aviões A320 usando empréstimos de bancos estrangeiros

Hanoi – A ambiciosa companhia aérea de baixo custo VietJet concordou em comprar até 92 jatos Airbus avaliados em cerca de 8,6 bilhões de dólares entre 2014 e 2022, em um movimento para aumentar sua presença no crescente mercado de aviação regional.

A empresa vietnamita comprará a maioria dos aviões A320 usando empréstimos de bancos estrangeiros, disse o diretor-geral, Luu Duc Khanh, à Reuters, por telefone.

O acordo é o mais recente pedido de grande porte de uma companhia aérea asiática por aviões da Airbus e sua rival Boeing.

Dos 92 jatos, 62 foram pedidos firmes oferecidos a preço de tabela durante o período de oito anos, com outras 30 opções de compra. A companhia aérea também planeja fazer o leasing de mais oito aviões.

A empresa também poderá fazer uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) em Hong Kong ou Cingapura em 2015 para financiar sua expansão fora do Vietnã, disse Khanh.

“Este acordo é um marco para nossa companhia, significa que estamos a caminho de ser uma companhia aérea multinacional de baixo custo.” (Por Nguyen Phuong Linh)