Vendas da Coca-Cola caem no terceiro trimestre no Brasil

Embora pequena, queda impactou crescimento da receita da companhia na América Latina

São Paulo – A temporada de balanço do terceiro trimestre do ano já começou e a Coca-Cola foi uma das primeiras a divulgar seus números. No período, a companhia somou lucro total de 2,4 bilhões de dólares, o montante é 6% maior na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Segundo a companhia, a maioria dos mercados onde a Coca mantém operação teve resultado positivo no trimestre, mas, mesmo assim, o faturamento no período foi 2,5% menor em relação a 2012, totalizando 12 bilhões de dólares.

No Brasil, as vendas da Coca-Cola caíram 1% no terceiro trimestre. Embora pequena, a queda impactou a receita da companhia na AméricaLatina, que cresceu 0,3% em relação ao terceiro trimestre de 2012, totalizando 1,23 bilhão de dólares. 

Segundo Muhtar Kent, presidente da Coca-Cola, a companhia não está imune ao impacto de eventos macroeconômicos globais. “Nossas estratégias longo prazo, no entanto, permanecem firmemente intactas. Estamos investindo em nossas marcas e nossos recursos para fortalecer ainda mais nossa operação”, afirmou o executivo, em comunicado de divulgação de resultados da empresa, nesta terça-feira.

Apesar de muitas companhias ainda serem impactadas pela recessão no mercado europeu, para Coca-Cola, a região apresentou resultados positivos. Por lá, as vendas cresceram mais de 10%, totalizando 1,4 bilhão de dólares. Na América do Norte, principal região da Coca, as vendas ficaram praticamente estáveis no período, somando 5,7 bilhões de reais. 

Primeiros nove meses

No acumulado do ano, a Coca-Cola somou lucro de 6,9 bilhões de dólares, queda de 4% na comparação com o mesmo período de 2012eríodo do ano anterior. O faturamento total também caiu 2%, totalizando 35,8 bilhões de dólares.