Veja o contrato que obriga Eike investir US$ 1 bilhão na OGX

Empresário deve inicialmente injetar US$ 100 milhões para cobrir despesas da petroleira

São Paulo – Na semana passada, a diretoria da OGX exigiu que Eike Batista cumpra a opção de “put” e injete 1 bilhão de dólares na petroleira, conforme acordo fechado em outubro de 2012. Inicialmente, o empresário deve investir 100 milhões de dólares e o restante, 900 milhões de dólares, será solicitado conforme as necessidades de caixa da companhia.

Em carta, Eike contestou a decisão, alegando que a necessidade da opção contra ele fosse decidido pelos membros independentes do conselho de administração, e não pela diretoria da empresa. A petroleira, no entanto, não tem nenhum conselheiro independente, após todos renunciarem.

Segundo o acordo, as condições do investimento devem ser determinadas sim pela maioria dos membros independentes, mas na ausência dos mesmos, membros da diretoria podem solicitar o cumprimento do “put”.

Nesta terça-feira, após solicitação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a OGX divulgou o acordo fechado entre o empresário e a petroleira,que garante a injeção do investimento bilionário. Veja, a seguir, o contrato na íntegra: