Vale nomeia Roger Downey diretor de fertilizantes e carvão

Downey foi presidente da MMX Mineração & Metálicos SA, empresa do bilionário Eike Batista, vai substituir Eduardo de Salles Bartolomeo

Rio de Janeiro – A Vale SA, segunda maior empresa de mineração do mundo, disse hoje que seu conselho de administração elegeu Roger Downey para o cargo de diretor de operações e marketing de fertilizantes e carvão, na quarta substituição de um executivo de alto escalão em menos de seis meses.

Downey, que foi presidente da MMX Mineração & Metálicos SA, empresa do bilionário Eike Batista, vai substituir Eduardo de Salles Bartolomeo, segundo comunicado à Comissão de Valores Mobiliários.

O presidente da Vale, Murilo Ferreira, reformulou parte da gestão da companhia em novembro, com a substituição de três diretores. Bartolomeo, que na época estava liderando a área de operações integradas da Vale, foi nomeado diretor de fertilizantes e carvão.

Downey terá sob sua responsabilidade o projeto de potássio Rio Colorado, de US$ 5,9 bilhões, na província argentina de Mendoza, em processo de reavaliação pela companhia. Ferreira anunciou a revisão em uma teleconferência em 26 de abril, dizendo que a companhia está “muito preocupada” com a situação política no país vizinho. A Argentina nacionalizou a unidade da espanhola Repsol YPF em 16 de abril.

Ex-diretor de pesquisas do Credit Suisse Group AG, Downey presidiu a MMX até outubro, quando renunciou ao cargo alegando motives pessoais. Ele já havia atuado na Vale em 2005 como gerente de marketing estratégico de minério de ferro.

A Vale tinha alta de 0,3 por cento às 14:42, para R$ 42,74. O Ibovespa subia 0,6 por cento no mesmo horário. A ação acumula alta de 9,6 por cento até dia 30 de abril, mais que os 8,9 por cento acumulados pelo índice da bolsa.