Vale lança projeto de cobre na África

Mina Konkola North já recebeu investimento aproximado de US$ 400 milhões e tem início da produção previsto para 2013

São Paulo – A Vale lança oficialmente hoje (14/10) a pedra fundamental do projeto da mina de cobre Konkola North, por meio de sua joint venture com a African Rainbow Minerals (ARM). Localizado no distrito de Chililabombwe, no Cinturão do Cobre, Zâmbia, o projeto recebeu investimento aproximado de 400 milhões de dólares.

A capacidade nominal estimada do projeto é de 45.000 toneladas métricas anuais de cobre contido em concentrado. O início da produção está previsto para 2013 e a capacidade máxima deverá ser atingida em 2015. As obras de construção se iniciaram em agosto deste ano e a estimativa é de que a vida da mina seja de 28 anos.

Uma vez concluída a construção da mina, a expectativa é de que haja a criação de aproximadamente 1.500 empregos na fase de operação. As atividades atuais incluem o deslocamento de equipamentos pesados para desobstrução e construção da planta principal.

Recentemente, a Vale adquiriu 51% das ações da Sociedade de Desenvolvimento do Corredor do Norte S/A (SDCN) com o objetivo de se tornar parceira no desenvolvimento do corredor logístico de Nacala – uma ligação ferroviária vital entre o interior da região e o porto de Nacala, Moçambique. Esta rede servirá de rota alternativa para o escoamento de transporte da produção do Cinturão do Cobre (Zâmbia e República Democrática do Congo) para o mercado transoceânico.

Leia mais sobre a Vale.

Acompanhe as notícias de negócios do site EXAME no Twitter.