Vale aumenta produção de minério para recuperar mercado

A empresa pretende elevar sua produção em 40 milhões de toneladas em 2014, para até 350 milhões de toneladas

São Paulo – A Vale SA, maior produtora mundial de minério ferro, está elevando suas metas de produção para níveis recordes para recuperar participação de mercado enquanto os concorrentes com custos maiores sofrem os efeitos da queda nos preços, disse José Carlos Martins, diretor executivo para minerais ferrosos e estratégia da Vale.

A empresa pretende elevar sua produção em 40 milhões de toneladas em 2014, para até 350 milhões de toneladas, disse Martins em entrevista no dia 14 de junho.

A mineradora vai manter a meta de 326 milhões de toneladas informada em dezembro, segundo sua assessoria de imprensa em comunicado ontem.

“Quarenta milhões é algo que acreditamos ser possível”, disse Martins, 63, em entrevista na sede da Vale no Rio de Janeiro. “Há espaço para a Vale crescer recuperando participação de mercado e como que apertando as produtoras de alto custo.”

A Vale procura estancar a perda de participação de mercado desde 2007 depois que suas principais rivais, a Rio Tinto Plc e a BHP Billiton Ltd., ampliaram suas produções mais rapidamente.

Enquanto a Rio Tinto e a BHP, segunda e terceira maiores do setor, elevaram a produção do minério em 37 por cento e 43 por cento, respectivamente, entre 2007 e 2012, a produção da Vale cresceu 5,5 por cento no mesmo período em meio a atrasos nos licenciamentos ambientais e minas obsoletas.