Vale assina acordo de cooperação com banco japonês

A mineradora e o banco japonês irão avaliar as possibilidades de financiamento futuro para apoiar os negócios da empresa

São Paulo – A Vale informou que assinou nesta sexta-feira, 1,um memorando de entendimento para cooperação operacional com o Japan Bank for International Cooperation (JBIC).

De acordo com nota enviada pela mineradora, esse passo representa “a parceria de longo prazo entre a empresa e uma das principais instituições financeiras japonesas”. O acordo tem validade de três anos.

Ainda segundo o documento, a mineradora e o banco japonês irão avaliar as possibilidades de financiamento futuro para apoiar os negócios da empresa em minério de ferro, carvão, metais básicos e projetos de infraestrutura relacionados, além de ampliar a parceria entre a Vale e empresas japonesas.

Hoje o presidente da Vale, Murilo Ferreira, esteve em Brasília para participar de encontro entre o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e gestores brasileiros e japoneses, promovido em Brasília pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O executivo disse que a companhia fará investimentos conjuntos com o Japão em Moçambique. “Estivemos com o primeiro-ministro em janeiro em Maputo e isso vai significar investimentos importantíssimos, especialmente na ferrovia do Corredor de Nacala”, afirmou.