Usiminas não está na nossa pauta, diz Gerdau

Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do conselho de administração da empresa, negou interesse na Usiminas hoje durante o EXAME Fórum

São Paulo – O presidente do conselho de administração do grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter, disse que a fusão da Gerdau com a sua concorrente Usiminas “não esta na pauta” do grupo. O executivo, que participou do EXAME Forum 2011 “A construção de um Brasil competitivo”, ainda comentou que os preços do aço deverão se manter estáveis no curto prazo. “Não vejo perspectivas de mudança”, declarou.

Sobre a recente valorização do dólar ante o real, Johannpeter avaliou que para a cadeira de manufaturados nacional o comportamento da moeda é benéfico. “E nós, como produtores de aço, estamos no meio do caminho da indústria de manufaturados, e também nos beneficiaremos”, disse.

O executivo, porém, não quis arriscar qual seria um câmbio ideal. “Como ele flutua, não é absoluto, é muito difícil falar sobre a figura do câmbio”, afirmou.

O executivo ainda comentou sobre a economia brasileira. “A situação financeira hoje do Brasil é uma maravilha. Os desafios que o Brasil tem são fruto de anos de não investimento”, declarou, ressaltando que o desempenho da economia no ano que vem depende do que vai acontecer na Europa. “Temos que ficar muito atentos ao cenário internacional para nos adaptar a qualquer fato novo”, completou o executivo.