Usiminas investe R$ 152 milhões para modernizar aciaria em MG

Aplicação será usada em um novo desgaseificador a vácuo para melhoria da produção

São Paulo – A Usiminas anunciou nesta segunda-feira que está investindo 152 milhões de reais para modernizar produção da aciaria de sua usina em Ipatinga (MG).

A companhia está aplicando os recursos na instalação de um novo um desgaseificador a vácuo que vai elevar em 80 por cento a produção de aço líquido desgaseificado. O produto gerado pelo equipamento será usado em linhas de galvanização e de aços especiais da Usiminas.

Com o equipamento, a produção da Usiminas passará de 1 milhão para 1,8 milhão de toneladas de aço líquido desgaseificado por ano.

Segundo a siderúrgica, o aço desgaseificado será utilizado na nova linha de galvanização, que entrará em operação no primeiro semestre deste ano, e na linha de aços especiais Sincron, específica para uso em gasodutos, oleodutos e no setor naval e que começa a ser fabricada ainda em 2011.

“A principal característica do processo de desgaseificação é o enobrecimento do produto final. No caso da chapa grossa, aumenta a limpidez do aço, permitindo atender aos requisitos do mercado de prospecção de petróleo na camada pré-sal”, afirma a Usiminas em comunicado. “Em relação ao aço galvanizado, essa tecnologia amplia a estampabilidade e a resistência mecânica.” O fornecimento dos equipamentos, montagem e testes está sendo realizado por uma joint venture entre a Usiminas Mecânica e a Nippon Steel Engenharia.