TV Globo simplifica estrutura com nova diretoria

São Paulo – Maior emissora do país, a TV Globo anunciou a criação de uma nova linha de comando nesta manhã. Batizada de direção de planejamento e gestão, ela irá incorporar as áreas de recursos humanos, infraestrutura, patrimônio e engenharia, sendo comandada pela executiva Rossana Fontenele. As mudanças passarão a valer em maio.

Há 15 anos nas Organizações Globo, Rossana era diretora de planejamento, controle e acompanhamento de negócios da DGCorp (Diretoria de Gestão Corporativa). Segundo a empresa, a executiva teve atuação importante na renegociação da dívida da controladora e na criação da nova estrutura de gestão que foi implementada recentemente. Rossana também foi diretora da extinta Globocabo e CEO da Sky.

Em comunicado aos funcionários, o diretor geral da emissora, Carlos Henrique Schroder, afirmou que a investida já era prevista em função do desejo manifesto por Érico Magalhães, ex-diretor da Central Globo de Pesquisa e RH, de permanecer no cargo apenas até o fim do período de transição entre o comando de Octavio Florisbal e o de seu sucessor. Schroder assumiu a direção geral da TV Globo no início de 2013.

Com a reestruturação, Vanessa Pina assumirá o RH da companhia. Antes de ser convidada, Vanessa ocupava o cargo de diretora de capital humano e administração na Sul America Seguros, depois de passar pela Souza Cruz e Johnson & Johnson. A Engenharia seguirá sob o comando de Fernando Bittencourt. Já Tom Flórido, responsável pela CGIAP (Central Globo de Informática, Administração e Planejamento), deixará o cargo com a nova formatação de comando.

Nova cara

O anúncio dá prosseguimento a uma série de mudanças efetivadas pela emissora com a ascensão de Schroder. No começo de janeiro, Sérgio Valente, ex-presidente da agência de publicidade DM9DDB, foi contratado pela TV Globo para dirigir a Central Globo de Comunicação, responsável pelo posicionamento institucional da empresa.