Transporte urbano de cargas: confiança no caminhão é fundamental

Para Ramon Alcaraz, sócio-fundador da Fadel Transportes, a entrega de mercadorias em ambiente urbano precisa ser feita com caminhões Mercedes-Benz Atego

Uma empresa de transportes precisa de caminhões confiáveis. Cada vez que um veículo quebra, entregas atrasam, funcionários ficam parados, dinheiro vai para o ralo.

É por tudo isso que, para a Fadel Transportes, a confiabilidade é a característica principal para avaliar as soluções disponíveis no mercado para a distribuição de cargas dentro das grandes cidades.

“Gostamos muito de dois modelos em especial, o Accelo 1316 e o Atego 2426”, afirma o sócio-fundador da Fadel, Ramon Garcia de Alcaraz, sobre os caminhões da Mercedes-Benz.

Brasileiro filho de espanhóis, Alcaraz viu a companhia, que surgiu há 17 anos, alcançar uma frota de 1 000 caminhões, gerenciados por mais de 3 000 funcionários. A empresa tem 16 filiais, nos quatro estados da Região Sudeste. “Nosso forte é a distribuição urbana, especialmente nos ramos de bebidas e alimentos”, explica.

Durante a Expedição Vozes do Futebol, o Atego cruzou todas as regiões do país, comprovando a confiabilidade do modelo

Durante a Expedição Vozes do Futebol, o Atego cruzou todas as regiões do país, comprovando a confiabilidade do modelo (João Castellano/Abril Branded Content)

Além de levar produtos ao consumidor final, a empresa atua em outras áreas da cadeia logística, como a transferência de produtos entre fábricas e centros de distribuição ou a movimentação interna de mercadorias que envolvem o carregamento e descarregamento de caminhões.

Parceria afinada

Quando as entregas acontecem dentro de metrópoles, sempre congestionadas, o Atego é o melhor parceiro. “O caminhão tem uma média de consumo de 10% a 15% melhor do que a concorrência”, aponta. “Mas, principalmente, é mais resistente, quebra menos. O custo-benefício é muito atrativo.”

A relação da Fadel Transportes com a Mercedes-Benz, que já era boa no início das atividades da companhia, avançou nos últimos anos. “Temos uma parceria afinada e efetiva”, define Alcaraz.

O Mercedes-Benz Atego 2426 atua no segmento dos semipesados 6×2 e tem peso bruto total (PBT) legal de 23 toneladas. O modelo pode receber diversos tipos de implementos, desde baú e sider até tanque e silo. Sua versatilidade e motorização permitem sua utilização tanto para a distribuição em centros urbanos – como é o caso da Fadel Transportes – quanto para longas viagens.

O motor BlueTec 5 de 6 cilindros e 256 cv de potência proporciona ótimo desempenho e agilidade para as cidades e estradas. O câmbio tem seis marchas e o eixo traseiro é de dupla velocidade, o que permite ao motorista se adaptar à realidade da estrada. O conjunto final proporciona perfeita sincronia e rendimento, aliando alto desempenho e economia de combustível­.