Toyota tem lucro líquido cinco vezes maior no primeiro tri

Empresa lucrou US$ 1,52 bilhão, superando estimativas

Tóquio – A Toyota Motor informou nesta quarta-feira que seu lucro líquido cresceu quase cinco vezes do primeiro trimestre deste ano, para 121 bilhões de ienes (US$ 1,52 bilhão), de 25,4 bilhões de ienes em igual período do ano passado, marcando o primeiro trimestre de crescimento nos últimos seis. O resultado superou a estimativa dos analistas ouvidos pela FactSet de 112,9 bilhões de ienes.

A receita da montadora japonesa aumentou 23% nos três primeiros meses deste ano, para 5,703 bilhões de ienes, de 4,642 bilhões de ienes um ano antes. O lucro operacional cresceu mais de cinco vezes, para 238,5 bilhões de ienes, de 46,1 bilhões de ienes.

Com a capacidade de produção restaurada depois de ter sido prejudicada pelo terremoto seguido de tsunami no Japão e pelas inundações na Tailândia no ano passado, a companhia se mostrou otimista com relação ao ano fiscal que terminará em março de 2013. A Toyota prevê que seu lucro líquido vai mais do que dobrar para 760 bilhões de ienes. No ano que terminou em março deste ano, o lucro caiu 30,5%, para 283,56 bilhões de ienes.

A previsão para vendas no próximo ano fiscal é de alta de 18,4%, para 22 trilhões de ienes, enquanto o lucro operacional deverá quase triplicar para 1 trilhão de ienes. A Toyota perdeu o posto de maior montadora do mundo para a General Motors no ano passado. As informações são da Dow Jones.