Toyota planeja fabricar 10 milhões de veículos em 2013

Os planos de produção global do grupo, que inclui a Daihatsu e a Hino, serão divulgados oficialmente nesta sexta-feira

Tóquio – A companhia japonesa Toyota Motor planeja produzir aproximadamente 10,1 milhões de veículos no mundo todo durante 2013, supostamente o maior número já registrado em um único ano, informou nesta quarta-feira o jornal local Nikkei.

Os planos de produção global do grupo Toyota, que inclui a Daihatsu e a Hino, serão divulgados oficialmente nesta sexta-feira, quando seus resultados financeiros entre abril e junho – o primeiro trimestre do ano fiscal no Japão – serão anunciados.

Segundo o jornal econômico japonês, a Toyota espera fabricar 8,9 milhões de veículos da marca matriz, dos quais 3,3 milhões serão manufaturados no Japão, 200 mil a mais que o registrado no último ano.

No entanto, a produção local, de 3,1 milhões, é menor que os 3,49 milhões de 2012, um fato que está diretamente ligado ao fim dos subsídios do governo para compra de carros ecológicos.

Anteriormente, a empresa japonesa assinalou que a alta nas vendas foi embalada pelos modelos híbridos e de luxo, como o Crown, e que a desvalorização do iene aumentou as exportações ao Oriente Médio e a outros mercados.

A fabricante, emblema da indústria do Japão, recuperou em 2012 a liderança mundial do setor após tê-la perdido um ano antes em consequência do devastador tsunami que afetou o nordeste do país, das inundações na Tailândia, onde conta com importantes fábricas, e a valorização do iene.