Todeschini é a melhor empresa para trabalhar do Guia 2004

A prática da retribuição por todo e qualquer esforço garante aos 436 funcionários da indústria moveleira a certeza de que cada iniciativa será devidamente valorizada. Por essa e outras práticas, a fábrica gaúcha foi eleita a número 1 do Guia EXAME - VOCÊ

Cada boa idéia que um funcionário da fábrica de móveis gaúcha Todeschini consegue emplacar vale remuneração extra. Os efeitos do reconhecimento do empregado para a empresa são evidentes. A receita salta 15 milhões de reais por ano. Em 2003, o faturamento total foi de 190 milhões de reais. Por essa e outras práticas, a fábrica gaúcha foi consagrada a número um do Guia EXAME – VOCÊ S/A As Melhores Empresas Para Você Trabalhar 2004.

O presidente e acionista controlador da empresa, José Eugênio Farina, recebeu o prêmio na noite desta quarta-feira (8/9) em uma festa promovida pela Editora Abril, em São Paulo. “É um dos maiores prêmios que já recebemos. Chego a me empolgar por termos chegado a esse ponto”, diz Farina. “Somos a melhor fábrica para se trabalhar no Brasil”, afirmou, emocionado. Na premiação, foram consagradas as 10 primeiras colocadas no ranking de 150 empresas. (Confira abaixo as 10 campeãs). Os dados da pesquisa estarão disponíveis para assinantes no Portal EXAME (www.exame.com.br) a partir da semana que vem.

O Guia EXAME VOCÊ S/A também premiou as 10 primeiras colocadas no ranking das melhores empresas para a mulher trabalhar. A primeira colocada e bicampeã foi a Natura, indústria e comércio de cosméticos e produtos de higiene pessoal. “Essa premiação nos honra imensamente porque ela é fruto de um trabalho longo e de crenças que estabelecem cumplicidade da empresa com as colaboradoras”, afirma o co-presidente do Conselho de Administração e fundador, Luiz Seabra. “O retorno que ganhamos desse esforço está no cotidiano de cada um. É uma alegria estarmos construindo algo juntos.” (Confira abaixo as 10 campeãs no ranking das melhores empresas para a mulher trabalhar).

Festa de premiação

A festa de premiação, realizada em São Paulo, contou com a jornalista Monica Waldvogel como mestre de cerimônias. Executivos, presidentes e donos de empresas compareceram ao evento, encerrado com uma atração especial, o show da cantora Elza Soares.

No lançamento do Guia 2004, o diretor-geral de VEJA/EXAME, Mauro Calliari, parabenizou as empresas e destacou a necessidade de as empresas terem uma política de recursos humanos consistente ao longo dos anos. (Clique aqui e leia a reportagem) Também representaram a Editora Abril e entregaram prêmios o vice-presidente de Recursos Humanos, José Wilson Armani Paschoal, o diretor Secretário Editorial e de Relações Institucionais, Sidnei Basile, o diretor-geral de VEJA/EXAME, Tales Alvarenga, o diretor de vendas de EXAME, Claudio Ferreira, a diretora de redação da VOCÊ S/A, Maria Tereza Gomes, o editor de VOCÊ S/A, Mauro Silveira. Também entregou prêmios o diretor do Great Place to Work Institute no Brasil, José Tolovi Jr. A consultoria é parceira de EXAME e VOCÊ S/A na realização do guia.

Metodologia da pesquisa

A maior pesquisa de clima organizacional do país começou com o envio de questionários para 189 mil funcionários de 460 empresas. Desses, 120 mil responderam aos quesitos que avaliam a qualidade do ambiente de trabalho.

Pela metodologia adotada, a opinião do funcionário responde por 75% da nota obtida pelas empresas. O restante vem da análise de suas políticas e práticas de recursos humanos. As empresas com as melhores notas são pré-selecionadas 196 este ano e passam para a última fase de avaliação, que consiste na visita de um jornalista para entrevistar dois grupos de funcionários. Cerca de quatro mil profissionais participaram dessas reuniões este ano. As 150 melhores empresas para trabalhar somente são definidas depois desse contato pessoal.

Em termos regionais, o Sudeste registrou o maior número de organizações participantes, com 70,3% do total, seguido pelo Sul (19,7%), Centro-Oeste (4,7%), Nordeste (3,5%) e Norte (1,8%). Das 150 empresas ganhadoras, vinte receberão troféus: as dez melhores empresas para trabalhar e as dez melhores para a mulher trabalhar.

As 10 empresas campeãs do Guia EXAME VOCÊ S/A 2004
1º lugar Todeschini
2º lugar Tigre
3º lugar Landis+GYR
4º lugar Magazine Luiza
5º lugar Redecard
6º lugar Credicard
7º lugar Promon
8º lugar Randon
9º lugar Zanzini
10º lugar Belgo-Mineira

Clique aqui para voltar ao ao parágrafo sobre as melhores empresas

As 10 melhores empresas para a mulher trabalhar
1º lugar Natura
2º lugar Magazine Luiza
3º lugar Redecard
4º lugar Credicard
5º lugar Accor
6º lugar ABN Amro Real
7º lugar Serasa
8º lugar Orbitall
9º lugar BankBoston
10º lugar Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo

Clique aqui para voltar ao parágrafo sobre as melhores empresas para as mulheres