Times brasileiros goleiam na Libertadores em valor de mercado

Dentre as dez equipes mais valiosas do campeonato, as seis primeiras são brasileiras

São Paulo – Dos dez times mais valiosos que disputam a Libertadores nesse ano, os seis primeiros são os brasileiros que disputam o campeonato, segundo estudo realizado pela Pluri Consultoria. O líder é o Santos, com valor estimado em 308 milhões de reais – o valor estimado para Neymar, estrela do Santos e o jogador de maior valor no campeonato, chega a 123,8 milhões de reais, de acordo com o estudo. 

Depois do Santos, aparecem os brasileiros Internacional, com valor de mercado estimado em 190 milhões de reais e o Corinthians, com 162 milhões de reais. A participação do Brasil no valor de mercado total da Libertadores (44%), é quase igual ao peso do país no PIB da região (47%), segundo o estudo. 

Os 32 times que disputam a Libertadores 2012 valem 2,5 bilhões de reais – o campeonato é o oitavo mais valioso no mundo, imediatamente acima do Campeonato Brasileiro. A UEFA Champions lidera os campeonatos de futebol em valor de mercado. Seu valor é estimado em 11,7 bilhões de reais. 

O mais valioso time não brasileiro da lista é o argentino Boca Juniors, sétimo colocado com valor de mercado de 120 milhões de reais. O México tem dois times entre os dez mais valiosos. 

Os times menos valiosos do campeonato são o Zamora, da Venezuela (com valor de 19 milhões de reais), o Bolívar e o The Strongest, ambos da Bolívia e com valores de mercado de, respectivamente, 22 milhões de reais e 23 milhões de reais. 

Os valores citados no estudo referem-se exclusivamente à somatória do valor de mercado dos jogadores analisados. Não inclui o valor da marca, qualquer outro tipo de ativo físico tangível, intangível, ou direitos a receber de qualquer natureza.

Veja os dez times mais valiosos da Libertadores:

Time País

Valor de mercado

R$ milhões

Santos Brasil                   308
Internacional Brasil                    190
Corinthians Brasil                   162
Flamengo Brasil                   152
Vasco da Gama Brasil                   151
Fluminense Brasil                   149
Boca Juniors Argentina                   120
Chivas Guadalajara  México                   108
Cruz Azul México                   101
Lanús Argentina                   101