ThyssenKrupp planeja forte aumento de preços

Maior siderúrgica da Alemanha planeja repassar o aumento nos custos do carvão e do minério de ferro

Dusseldorf – A ThyssenKrupp, maior grupo siderúrgico da Alemanha, informou nesta terça-feira que planeja um forte aumento de preços de produtos planos de aço carbono nos próximos dois trimestres, em meio à continuada tendência positiva na Europa.

Jost Massenberg, membro do conselho da ThyssenKrupp Steel Europe, afirmou em uma conferência do setor que a companhia vai tentar passar os aumentos de preços de carvão e minério de ferro.

Com a economia da Alemanha se beneficiando de uma retomada das economias emergentes e o euro fraco ajuda as exportações a se tornarem mais competitivas, a ThyssenKrupp e seus rivais locais têm vivido um forte apetite por produtos de engenharia alemã de ponta, carros de luxo e equipamentos industriais.

“O que está agradando é que as perspectivas estão claramente mais positivas que há alguns meses atrás”, afirmou Massenberg, referindo-se aos mercados europeus de aço carbono.

Os comentários do executivo ecoam cenário positivo para o setor transmitido pela Federação Alemã de Aço, cujo presidente descreveu como conservadora previsão de crescimento de 2 por cento na produção alemã de aço bruto este ano.

“Eu espero que a partir de 1o de abril e de 1o de julho tenhamos um grande aumento de preços”, disse.

Analistas afirmaram que a ThyssenKrupp já registrou sucesso em aumentos de preços para seus clientes, principalmente nas indústrias automotiva e de máquinas e equipamentos, relativos a contratos trimestrais que passaram a vigorar a partir de 1o de janeiro.