Tesla lança SUV médio elétrico a US$ 39 mil

Model Y padrão, que vai estar disponível ao mercado em 2021, tem autonomia de 370 quilômetros

San Francisco (EUA) — A Tesla revelou seu veículo utilitário esportivo (SUV, em inglês) elétrico Model Y na quinta-feira à noite, 15, na Califórnia, prometendo um crossover muito aguardado que enfrentará a concorrência de fabricantes de automóveis europeus que estão desenvolvendo os seus próprios rivais elétricos.

O presidente-executivo Elon Musk disse que o utilitário esportivo compacto, construído na mesma plataforma que o Model 3, será lançado em uma versão de longo alcance, chegando a 482 quilômetros, a 47 mil dólares.

Veja também

Uma versão padrão, que estará disponível em algum momento em 2021, custará 39 mil dólares, com um alcance de 370 quilômetros. Os veículos podem ser configurados para incluir 7 lugares por um adicional de 3 mil dólares.

Após o evento, o site da Tesla incluiu uma página para “projetar e encomendar” a versão mais cara e de longo alcance do veículo com tração traseira, disponível no próximo ano. Encomendar o carro requer um depósito reembolsável de 2,5 mil dólares.

Pequenos utilitários esportivos são o segmento de mais rápido crescimento nos Estados Unidos e na China, o maior mercado automotivo do mundo, onde a Tesla está construindo uma fábrica, fazendo com que o Model Y esteja bem posicionado para aproveitar a demanda.