Tenda, da Gafisa, muda de comando

Empresa tem novo diretor-presidente, Rodrigo Osmo

São Paulo – A Tenda, braço imobiliário da Gafisa voltado para a baixa renda, tem um novo presidente. Rodrigo Osmo assumiu o cargo no lugar de Fernando Calamita, que segue no Grupo como diretor de planejamento e controle.

A mudança já havia sido anunciada, junto com os resultados do terceiro trimestre, quando a empresa anunciou a separação da gestão nas três marcas do grupo: Alphaville, Gafisa e Tenda.

A Tenda passou por alguns percalços nesse ano. A Gafisa iniciou a reavaliação de cerca de 2.000 vendas pendentes da Tenda e decidiu só lançar empreendimentos aprovados pela Caixa Econômica Federal e que estejam com pelo menos 50% das vendas já encaminhadas, para amenizar o impacto financeiro negativo que o segmento vinha gerando ao grupo.

No final de novembro, a Gafisa anunciou a redução da meta de lançamentos para este ano. O guidance inicial que estava entre 5 bilhões de reais e 5,6 bilhões de reais foi reduzido para 3,5 bilhões de reais e 4 bilhões de reais .

Osmo era diretor financeiro da Gafisa, onde trabalha há cinco anos. Osmo é formado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e possui mestrado em Administração de Empresas pela Harvard Business School. Antes de ingressar na companhia, atuou como executivo da GP Investimentos e consultor da Bain & Company. Ele também foi professor assistente de Finanças da Escola de Negócios de Harvard, Harvard University, e sócio-fundador da Ysoquim Representações Internacionais.