Telebrás vai anunciar vencedores do primeiro leilão em dez dias

Clemar Engenharia e Zopone Engenharia estão no páreo pelo acordo milionário

Brasília – As empresas vencedoras do primeiro leilão da Telebrás, realizado ontem (25), vão ser divulgadas em dez dias. A estatal analisará as propostas comerciais e técnicas das duas empresas que ficaram na segunda colocação: Clemar Engenharia e Zopone Engenharia.

A empresa Tel Telecom, que havia oferecido os menores lances, no valor total de R$ 426,9 milhões, foi desclassificada por não cumprir as especificações técnicas exigidas no edital.

A próxima etapa é a verificação da habilitação jurídica, econômica e técnica para somente depois declarar o vencedor da licitação. Como o pregão foi dividido em quatro lotes de serviços e produtos, mais de uma empresa pode ser classificada.

O leilão vai contratar a estrutura necessária para abrigar os 241 pontos de presença (POPs) que farão parte do Plano Nacional de Banda Larga. Os pontos de presença são as estações que abrigam a infraestrutura e os equipamentos para o funcionamento das fibras ópticas, e serão construídos no país até 2012, possibilitando o atendimento de 3.045 municípios. Segundo o edital, serão adquiridos contêineres, gabinetes e equipamentos necessários para o funcionamento e a proteção das instalações.

O Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) pretende levar internet de alta velocidade e baixo custo a 4.283 municípios brasileiros até 2014. A Telebrás vai vender a banda larga no atacado para provedores e operadoras, que ficarão responsáveis pelo acesso dos usuários finais.