TAM compra 32 aviões Airbus, 22 do novo modelo do A320

Modelo permite a economia de combustível; valores do negócio não foram revelados

Paris – A companhia aérea TAM finalizou a compra de 32 aviões Airbus, dos quais 22 são da nova versão do modelo A320, que permite economizar combustível, anunciou nesta quinta-feira o fabricante europeu.

A Airbus, que não deu detalhes sobre o montante desta operação – resultante de um acordo assinado em fevereiro-, informou que além das 22 unidades do A320neo, há mais dez da mesma família de aviões de um só corredor. O preço de catálogo do A320neo é de US$ 91,2 milhões cada.

A companhia aérea brasileira, que já tem em sua frota 150 aeronaves Airbus – em 43 rotas no Brasil e outras 18 internacionais -, deve anunciar mais adiante os motores escolhidos para estes novos aviões.

Seu vice-presidente responsável de contratos e abastecimento, José Zeidan Maluf, explicou que estes novos A320 permitirão à companhia ter uma frota jovem, reduzir os custos de exploração e melhorar ainda mais os resultados ambientais.

O chefe comercial da Airbus, John Leahy, parabenizou a TAM, sua cliente há muito tempo e ‘um dos principais usuários’ dos seus aviões, por ser um dos ‘primeiros’ beneficiados com as capacidades do A320neo, em particular a que permite economizar 15% de combustível em relação aos que voam atualmente.

Esta nova versão do A320 tem motores diferentes, com reatores de nova geração e dispositivos nas extremidades das asas, que permitem diminuir o consumo de combustível.