Talgo apresenta o Avril, seu novo trem de alta velocidade

"É um trem de muito alta velocidade e de máxima capacidade", disse Mario Oriol, adjunto à Presidência da Talgo

Berlim – A empresa espanhola de ferrovias Talgo apresentou hoje na feira especializada InnoTrans de Berlim o Avril, seu novo protótipo de trem de alta velocidade, que atinge 380 km/h e pode acolher até 600 passageiros.

Este novo projeto, em fase de validação e teste, é uma “evolução natural” dos últimos trens de alta velocidade desenvolvidos pela empresa, explicou à Agência Efe Mario Oriol, adjunto à Presidência da Talgo.

“É um trem de muito alta velocidade e de máxima capacidade. A novidade neste trem está em ter desenvolvido uma caixa larga que permite acrescentar uma fila (de assentos) adicional”, assegurou Oriol.

Além disso, o Avril inclui os “princípios tecnológicos” da companhia, como a leveza – ao ser construído em alumínio – e a acessibilidade, acrescentou o diretor.

O Avril seria o modelo que a Talgo levaria ao Brasil se conseguir ganhar um projeto para levar o trem de alta velocidade ao país.

Oriol explicou que a Talgo vai aproveitar a mostra especializada de Berlim para “fazer toda a promoção possível” ao projeto espanhol para conectar com uma linha de trem de alta velocidade as cidades sauditas de Medina e Meca.

“Sentimo-nos muito orgulhosos de poder levar a alta velocidade à Arábia Saudita”, acrescentou.

A Talgo conta com um grande estande na feira InnoTrans, uma das principais do setor, e a exibição do Avril em suas instalações despertou uma grande curiosidade entre os visitantes especializados da mostra.