Santander renova cúpula e nomeia novo executivo-chefe

O banco nomeou como novo executivo-chefe José Antonio Álvarez, até agora diretor financeiro da instituição, em substituição a Javier Marín

Madri – O Banco Santander informou nesta terça-feira que nomeou como seu novo executivo-chefe José Antonio Álvarez, até agora diretor financeiro da instituição, em substituição a Javier Marín, que assumiu o cargo no final de abril de 2013.

O anúncio foi feito antes de se completar três meses que Ana Botín substituiu seu pai, Emilio Botín, na presidência do Santander, em virtude de seu falecimento.

Álvarez assumirá o cargo em 1º de janeiro de 2015.

Além disso, o banco elegeu o britânico Bruce Carnegie-Brown como primeiro vice-presidente e coordenador dos conselheiros externos e um deles, Rodrigo Echenique, passa a ser vice-presidente.

Como consequência da nomeação de Álvarez como executivo-chefe, ocorreram também mudanças na direção do banco.

O conselho de administração do Banco Santander é composto por quinze conselheiros, dos quais nove são independentes, “com relevante e ativa presença em diferentes setores empresariais, nacionais e internacionais, muito focados na cultura de atendimento a clientes”, afirmou a nota do grupo.