Sadia usa rede colaborativa para gerir conhecimento

Plataforma online ajuda a reunir, organizar e registrar informações que eram perdidas com o tempo

São Paulo – Como gerir e transmitir o conhecimento técnico em uma empresa que compõe um grupo de mais de 100 mil colaboradores? Este é o desafio que a Sadia tem enfrentado nos últimos anos.

Até o final de 2007, a companhia não tinha nenhuma ferramenta que organizasse e disseminasse as informações técnicas entre os funcionários. “Se o empregado saísse da empresa, aquele conhecimento adquirido era perdido”, explica o consultor da Sadia, Ioanis Sarantopoulos, que apresentou o case durante o evento Gestão 2.0, promovido hoje (29) pelo TerraForum, em São Paulo.

A companhia encontrou a solução no Observatório de Tecnologia, rede colaborativa online criada para gerir conhecimento e inovação produzidos na empresa. Por meio dele, funcionários de unidades distantes puderam estreitar o contato e trocar informações com mais facilidade.

Um dos recursos da ferramenta é o canal de “perguntas tecnológicas”, onde os empregados podem postar perguntas de diferentes áreas do conhecimento. As postagens são classificadas e organizadas de acordo com o assunto e, em seguida, são enviadas aos especialistas mais indicados da empresa. As respostas são postadas na mesma plataforma e o fórum é encerrado só quando o autor da pergunta se sentir satisfeito com a explicação.

Desde dezembro de 2007, o Observatório de Tecnologia registrou 1.427 respostas para 307 perguntas tecnológicas. Ao todo, a ferramenta reúne 1.800 usuários e engloba 49 comunidades que tratam de diferentes temas, como tecnologia e meio ambiente. Segundo Sarantopoulos, a ferramenta possibilitou maior interação entre funcionários e parceiros, além de aumentar a proposição de projetos inovadores e estimular o debate sobre as propostas.