Sabesp tem queda de 84,4% no lucro do terceiro trimestre

O lucro líquido foi de R$ 68 milhões no período

Rio de Janeiro – A Sabesp teve lucro líquido de 68 milhões de reais no terceiro trimestre de 2011, queda de 84 por cento em relação aos 437 milhões de reais de um ano antes O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) somou 814,2 milhões de reais, alta de 4,8 por cento sobre os 776,8 milhões de reais de um ano antes.

Já a receita operacional líquida somou 2,6 bilhões de reais, 10,1 por cento a mais que os 2,3 bilhões de reais de um ano antes.

A receita operacional bruta de prestação de serviços de fornecimento de água e coleta de esgoto passou para 2,1 bilhões de reais no terceiro trimestre, de 1,9 bilhão de reais um ano antes, variação positiva de 7,2 por cento.

A receita subiu porque houve um aumento de 3 por cento do volume faturado de água e de 4,2 por cento do volume de esgoto, fora o reajuste 4,05 por cento nas tarifas a partir de setembro de 2010.

A Sabesp afirmou no balanço que o aumento do volume faturado é decorrente de quantidade de ligações, intensificação no combate às fraudes, mais trocas de hidrômetros na Grande São Paulo e aumento do consumo na categoria industrial.

Os custos e despesas sofreram um acréscimo de 10,4 por cento enquanto o gasto com construção teve expansão de 19 por cento.