Royal Caribbean anuncia diretor de cruzeiros escolhido pelo Twitter

Empresa apostou na colaboração do público e usou a rede social na seleção do funcionário

São Paulo – O “Concurso Diretor de Cruzeiros”, promovido pela empresa de cruzeiros marítimos Royal Caribbean no Twitter, já tem um vencedor: um bacharel em direito que largou tudo para trabalhar no ramo do entretenimento. Já na próxima temporada, o carioca João Alberto Fontes, de 25 anos, assume o posto de diretor de cruzeiros depois de passar por votação do público na rede de microblog e por outras três etapas de seleção.

Ainda com poucos seguidores no Twitter, Fontes (@jabcfontes) concorreu com outros quatro candidatos. Ao todo foram 1.200 votos de internautas, mas a empresa ainda não divulgou quantos o vencedor recebeu. Em agradecimento aos que votaram para ser contratado, ele fez um vídeo bem-humorado e postou no YouTube.

No cargo, Fontes terá que gerenciar uma equipe de recreadores, técnicos, cantores e bailarinos. Além disso, ainda precisa mostrar habilidades artísticas, pois vai apresentar as principais atividades de entretenimento a bordo, inclusive em inglês. Para vencer o concurso, ele enviou um vídeo de apresentação em que conta, em inglês, como surgiu essa vocação, ainda durante a faculdade de Direito. Chegou a trabalhar em acampamentos, resort e atuou como produtor de eventos.

A Royal Caribean escolheu o Twitter para ajudar na seleção do diretor por considerar a internet um bom canal para medir a aceitação do público. Em entrevista concedida em agosto ao site EXAME, o recrutador da empresa, Douglas Santos, afirmou que a estratégia de usar a rede social ajuda o público a ter mais contato com o contratado.

“Um talentoso diretor de cruzeiros poderia ser encontrado num processo seletivo tradicional, mas dar a chance ao internauta de votar significa permitir que ele também participe do processo de escolha, afinal são os hóspedes que vão usufruir os serviços do diretor de cruzeiros a bordo”, disse. Como forma de agradecimento aos internautas que ajudaram a escolher Fontes para a posição, a companhia sorteou um almoço a bordo do navio Mariner of the Seas, maior embarcação da temporada no Brasil.