Ricardo Doebeli é novo presidente da Lupatech

Em fato relevante enviado ontem ao mercado, a fornecedora de produtos e serviços para o setor de petróleo e gás também anunciou seu novo diretor financeiro, Thiago Piovesan

São Paulo – Em meio ao crescimento da dívida corporativa e perda de valor de mercado, a Lupatech anunciou a eleição de seu novo CEO, Ricardo Doebeli. Em fato relevante divulgado ao mercado ontem, a companhia ressaltou que a mudança valerá a partir do dia 18 de fevereiro, quando Alexandre Monteiro, atual presidente, deixará o cargo para seu sucessor.

Ricardo Doebeli entrará no quadro da Lupatech após exercer o cargo de sócio diretor da GG Investimentos. Formado em administração pela Fundação Universitária da Região de Blumenau (FURB) e com MBA pelo IBMEC, Doebeli atua há 18 anos em consultorias especializadas em projetos de reestruturação de empresas. O executivo já passou pela Galeazzi & Associados e assumiu o comando interino da Tend Tudo, Supermercado Gimenes e Pierre Alexander.

A partir do dia 18, Thiago Piovesan, atual diretor financeiro, também passará a acumular o cargo de diretor de relações com investidores no lugar de Ricardo Mollo.

Em baixa

A empresa gaúcha chegou a ser a maior fornecedora nacional da Petrobras e viu suas ações subirem às alturas com o alvissareiro horizonte que se desenhava com o recém-descoberto pré-sal.

O tempo passou, a Petrobras viu sua dívida aumentar e a produção ficar estagnada. Muito dependente da estatal, a Lupatech foi arrastada na mesma direção. Segundo reportagem publicada recentemente pela revista EXAME, o dinheiro para a companhia pagar fornecedores e investidores está acabando – a companhia teria encerrado o último ano com apenas 30 milhões de reais em caixa.

Com uma missão de captar 800 milhões de reais para sair do atoleiro financeiro, a Lupatech quer renegociar dívidas com credores e vender parte de suas operações. No vermelho desde setembro de 2010, a empresa vale hoje 300 milhões de reais.