Renova Energia vende eólicas por R$ 1,6 bilhão

Foram vendidos 14 parques eólicos e três pequenas centrais hidrelétricas

São Paulo – A Renova Energia anunciou nesta quinta-feira, 7, a venda de 14 parques eólicos e três pequenas centrais hidrelétricas para a empresa americana SunEdison.

Vai receber pelos ativos R$ 1,63 bilhão, parte em caixa e parte em ações da empresa TerraForm Global, uma espécie de subsidiária da SunEdison que está fazendo sua primeira emissão de ações na Bolsa de Nova York.

O valor da operação não inclui a dívida que a Renova tem com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que será assumida pela SunEdison.

Caso o BNDES não aprove a transferência, a empresa americana pagará integralmente a dívida com o banco. Mas a operação ainda precisa ser aprovada pelos órgãos reguladores como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)

A SunEdison é uma empresa negociada hoje na Bolsa de Nova York e voltada à fabricação de tecnologia solar e desenvolvimento de projetos de energia solar e elétrica. Tem atualmente 2,4 GW de capacidade solar instalada e 3,6 GW sob administração.

Atua em 25 países e agora está voltada para o Brasil. Ao comprar os ativos da Renova vai incluir 294 MW de energia eólica a seu portfólio e 41,8 MW em energia hidrelétrica.