Eric Lindstrom, cientista da NASA, se une à Saildrone para supervisionar sua frota global para observação oceânica

ALAMEDA, Califórnia, 21 de outubro de 2019 /PRNewswire/ — A Saildrone Inc, provedora de dados oceânicos em alta resolução coletados através de uma frota de veículos de superfície não tripulados, anunciou hoje a contratação de Eric Lindstrom como cientista-chefe em vigor a partir de 2 de dezembro de 2019. O Dr. Lindstrom está se aposentando da NASA no final de novembro de 2019, depois de atuar como cientista no programa de oceanografia física durante mais de 22 anos.

O Dr. Eric Lindstrom atuou mais recentemente como cientista do programa de oceanografia física na divisão de geociências na sede da NASA em Washington, D.C.

“O Dr. Lindstrom dedicou toda sua carreira ao desenvolvimento e quantificação de tecnologias para a observação dos oceanos. Não existe ninguém no mundo melhor qualificado para liderar a nova rede de observação oceânica da Saildrone”, disse Richard Jenkins, CEO da Saildrone.  “Estamos muito contentes em adicionar sua experiência e perspectiva à nossa equipe.”

Como cientista-chefe, o Dr. Lindstrom supervisionará as atividades científicas da Saildrone, inclusive o design do sistema, a seleção de instrumentos, a qualidade dos dados, e a validação de sensores. A Saildrone pretende implantar mais cinquenta veículos da Saildrone em 2020 como parte de uma iniciativa coordenada de pesquisa para quantificar e compreender alguns dos maiores desafios que nossos oceanos, e nosso planeta, enfrentam.

“Nossos vastos oceanos desempenham um papel fundamental na regulação do clima, representam rotas para o comércio mundial e são uma fonte importante de proteína para bilhões de pessoas. A necessidade de sensores in situ e remotos nos oceanos nunca foi maior. Previsões de tempo, de clima, de circulação oceânica e a gestão dos principais pesqueiros exigem fontes confiáveis e constantes de dados de alta qualidade”, disse o Dr. Lindstrom.

Ele continuou: “A Saildrone é a melhor solução para vários requisitos de observação in situ. O alcance global da frota da Saildrone e sua capacidade de coletar dados de alta qualidade na interação entre ar e oceano, transferência de gás, biodiversidade, e topografia do solo marinho não têm precedentes. Estou feliz por dedicar o resto do meu trabalho em oceanografia a aumentar essa capacidade crucial e implementar um novo sistema de observação oceânica para o próximo século.”

SOBRE A SAILDRONE

A Saildrone Inc. é provedora de dados atmosféricos e oceanográficos em alta resolução, coletados graças à sua frota de veículos de superfície não tripulados e alimentados por energia eólica e solar e conhecidos como saildrones, drones marítimos. Cada veículo pode permanecer no mar por até doze meses para transmitir dados via satélite em tempo real e, depois, voltar a terra para manutenção e calibragem de sensor. A Saildrone possui atualmente uma frota de 100 veículos, e pode realizar operações durante o ano todo em quase todos os oceanos do planeta, sempre que as condições de gelo permitirem. Utilizando energia solar e eólica limpa e renovável, os drones marítimos permitem o acesso aos oceanos de todo o planeta por uma fração do custo dos métodos náuticos tradicionais porque funcionam com uma pegada de carbono zero.

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/1013747/Dr_Eric_Lindstrom.jpg 

 

 

FONTE Saildrone Inc.