Como parte da iniciativa global para promover a paz, o Comitê Superior da Fraternidade Humana apresenta o projeto da Casa da Família Abraâmica

NOVA YORK, 22 de setembro de 2019 /PRNewswire/ — O Comitê Superior da Fraternidade Humana (Higher Committee of Human Fraternity) se reuniu em um encontro global na Biblioteca Pública de Nova York, no qual seus membros compartilharam com os interessados sua missão de promover uma cultura de respeito mútuo e diálogo entre pessoas de todas as origens, crenças e nacionalidades.

 

The Higher Committee for Human Fraternity

 

O novo organismo tem a capacidade de fornecer orientações e recomendações sobre a concretização dos objetivos do Documento sobre a Fraternidade Humana em prol da Paz Mundial e a Convivência Comum, assinando por Sua Santidade o Papa Francisco da Igreja Católica e pelo Grão Imame de al-Azhar, Sua Eminência o Xeique Ahmed el-Tayeb, em Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos (EAU), durante a visita papal em fevereiro deste ano.

Após a reunião inaugural do Comitê Superior no Vaticano, no início deste mês, o encontro em Nova York foi a segunda vez que o Comitê Superior seu reuniu em duas semanas, marcando o começo de uma jornada corajosa e colaborativa para explorar como as pessoas de boa vontade, de todas as crenças, podem criar um entendimento mútuo e a paz mundial.

Um dos primeiros projetos do Comitê Superior será ajudar a dirigir a Casa da Família Abraâmica, que será localizada na Ilha de Saadiyat, em Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos. Em uma reflexão do Documento sobre a Fraternidade Humana, uma igreja, uma mesquita e uma sinagoga irão compartilhar um espaço coletivo, pela primeira vez, servindo como uma comunidade para o diálogo e o intercâmbio inter-religioso e para promover os valores da coexistência pacífica e da aceitação entre crenças, nacionalidades e culturas diferentes.

O projeto da Casa da Família Abraâmica, do premiado e mundialmente reconhecido arquiteto Sir David Adjaye OBE, foi apresentado no evento de Nova York.

Refletindo sobre essa iniciativa histórica, o presidente eleito do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso e membro do Comitê Superior, Sua Eminência Miguel Ángel Ayuso Guixot, disse: “Esse empreendimento representa um momento profundamente comovente para a humanidade. Apesar de o mal, o ódio e a divisão estarem tristemente no noticiário, há um mar oculto de bondade que está crescendo e nos leva a ter esperança no diálogo, conhecimento recíproco e na possibilidade de construir, junto com os seguidores de outras religiões e todos os homens e mulheres de boa vontade, um mundo de fraternidade e paz. Eu gostaria de agradecer aos Emirados Árabes Unidos pelo compromisso concreto que assumiu em favor da fraternidade humana”.

O membro do Comitê Superior, juiz Mohamed Mahmoud Abdel Salam, ex-conselheiro do Grão Imame de al-Azhar, Sua Eminência o Xeique Ahmed el-Tayeb, declarou na ocasião: “A formação do Comitê aconteceu em um momento importante, requerendo a todos os amantes da paz que se unam e juntem esforços para disseminar a coexistência, a irmandade e a tolerância em todo o mundo. Estou comovido por essa energia e determinação de disseminar os princípios do Documento sobre a Fraternidade Humana, para conquistar a segurança, a coexistência e a paz para todos. Fiquei maravilhado com as preocupações mútuas com a humanidade que Sua Santidade o Papa Francisco da Igreja Católica e o Grão Imame de al-Azhar, Sua Eminência o Xeique Ahmed el-Tayeb, compartilharam no encontro que tiveram em fevereiro. Eles estavam determinados a conquistar a felicidade para toda a humanidade, não importa a religião ou a nacionalidade das pessoas”.

O rabino sênior da Congregação Hebraica de Washington, rabino M. Bruce Lustig, que também é membro do Comitê Superior, disse: “Essa é uma oportunidade importante para todos que acreditam no poder da fé e na humanidade. Irá ajudar a construir pontes entre líderes religiosos e comunidades, bem como promover a paz e a harmonia em uma era que é, muito frequentemente, definida pela diferença. É uma honra fazer parte de um grupo tão conceituado, que trabalha para defender o amor sobre o ódio, a justiça sobre a injustiça e a fé sobre o medo”.

O fundador e diretor da Adjaye Associates, Sir David Adjaye, declarou: “Recebo com humildade e honra a escolha de nosso projeto. Acredito que a arquitetura deve trabalhar para consagrar o tipo de mundo no qual queremos viver, um mundo de tolerância, abertura e avanços constantes. A arquitetura e o paisagismo podem interpretar a contextura e os princípios de um lugar, para promover a conversação, reavaliar as suposições correntes sobre o mundo e descobrir, de uma forma mais significativa, o que o mundo pode dar em troca. Como arquiteto, quero criar um prédio que comece a dissolver a noção da diferença hierárquica. Ele deve representar a universalidade e a totalidade, algo superior que aprimore a riqueza da vida humana. Esperamos ter estabelecido um plano para um espaço bonito e intelectualmente integrante, que celebre as três fés e estimule o diálogo e o entendimento, em um momento crítico para o mundo. Construído na capital dos EAU, o espaço será aberto ao mundo e nossa esperança é a de que através desses prédios as pessoas de todas as fés e de toda a sociedade possam aprender e se engajar em uma missão de coexistência pacífica pelas gerações por vir”.

O projeto contemporâneo foi escolhido após um rigoroso processo que teve a participação de arquitetos de diversas origens e crenças, de várias partes do mundo. O projeto de Adjaye é particularmente notável, incorporando espaços separados de devoção para cada religião, bem como um espaço compartilhado para colaboração e reuniões informais. Como um conceito de projeto moderno, ele também reflete o objetivo de criar um espaço duradouro para futuras gerações.

Assessoria de imprensa:

Press@forhumanfraternity.org
T: +971 (0)50-8531916
T: +1 (212) 704-8245
Link para o kit de imprensa

Foto: https://mma.prnewswire.com/media/999124/Higher_Committee.jpg
Foto: https://mma.prnewswire.com/media/999125/Abrahamic_Family_House.jpg

 

The Abrahamic Family House, to be built in Abu Dhabi, UAE

FONTE The Higher Committee for Human Fraternity