adidas desvenda a economia circular para o esporte com o FUTURECRAFT.LOOP: um tênis performance para corrida feito para ser refeito

- A inovação do "PROCESSO DE CRIAÇÃO LOOP" fechado da adidas produzirá tênis performance totalmente recicláveis- O FUTURECRAFT.LOOP é um tênis performance para corrida 100% reciclável: pode ser devolvido para a adidas, decomposto e reutilizado para a criação de novos tênis performance para corrida- O lançamento de primeira geração é parte do maior programa piloto global já desenvolvido pela adidas, antes do lançamento comercial mais abrangente previsto para a primavera/verão de 2021

NOVA YORK, 17 de abril de 2019 /PRNewswire/ — A adidas fortalece seu compromisso de lutar contra o lixo plástico com o lançamento do FUTURECRAFT.LOOP, um tênis performance para corrida 100% reciclável.

adidas’ Eric Liedtke unveils FUTURECRAFT.LOOP - a 100% recyclable running shoe

Juntamente com o programa Parley for the Oceans, a adidas introduziu em 2015 o primeiro conceito de calçados performance com o cabedal (parte superior) feito inteiramente de fios e filamentos recuperados e reciclados de resíduos marinhos de plástico, e redes de malhas ilegais encontradas em águas profundas. Em 2019, a adidas produzirá 11 milhões de pares de calçados com o Ocean Plastic® by Parley através da intercepção de dejetos de plástico em praias, ilhas remotas e comunidades costeiras. A adidas compromete-se a usar apenas poliéster reciclado em todos os produtos e em todas as aplicações onde exista uma solução até 2024. A criação de produtos com materiais de alta qualidade pela Parley, confeccionados de detritos marinhos de plástico reutilizados, é o primeiro pilar da estratégia de sustentabilidade da adidas.

“Retirar lixo plástico do sistema é o primeiro passo, mas não podemos parar aí”, disse Eric Liedtke, membro do comitê executivo da adidas, responsável por marcas globais. “O que acontece com seus sapatos depois de muito uso? Você os joga fora, mas o problema é que não existe o que chamamos de fora. Existem apenas aterros sanitários e incineradores e, em última análise, uma atmosfera sufocada com excesso de carbono ou oceanos cheios de lixo plástico. O próximo passo é acabar com o conceito de “lixo” de uma vez por todas. Nosso sonho é que você continue a usar o mesmo calçado repetidamente.”

“O FUTURECRAFT.LOOP é o nosso primeiro tênis para corrida feito para ser refeito. É a afirmação de nossa intenção de assumir responsabilidade pela vida inteira de nosso produto; a prova de que podemos desenvolver um tênis para corrida de alto desempenho que você não vai precisar jogar fora.”

O projeto do FUTURECRAFT.LOOP visa lidar com o problema do lixo plástico, possibilitando um “loop fechado” ou um modelo de fabricação circular, onde as matérias primas podem ser reutilizadas repetidamente. Mas não apenas reutilizadas na fabricação de uma garrafa de água ou uma sacola, mas sim em outro par de tênis para corrida de alto desempenho.

Como funciona

Os calçados esportivos incluem geralmente combinações complexas de materiais e colagem de componentes, produzindo um tênis que pode apenas ser reciclado para gerar produtos de menor valor (downcycled). Após aproximadamente uma década de pesquisas e desenvolvimento juntamente com importantes parceiros para o desenvolvimento de materiais, fabricação e reciclagem na Ásia, Europa e América do Norte, a adidas encontrou uma maneira de alterar o processo.

O FUTURECRAFT.LOOP é uma abordagem transformativa para o design de calçados performance que são feitos para serem refeitos desde o início, utilizando determinado tipo de material e nenhuma cola. Cada componente é feito de poliuretano termoplástico 100% reutilizável – é fiado em filamentos, tricotado, moldado e fundido através de um processo limpo gerando uma entressola BOOST que utiliza a tecnologia SPEEDFACTORY da adidas.

Ao chegar ao fim de sua primeira vida útil e serem devolvidos à adidas, os calçados são lavados, moídos em grânulos e dissolvidos em materiais que geram componentes de um novo par de calçados, com desperdício zero, sem nada jogado no lixo. Cada geração é projetada para satisfazer os padrões de desempenho da adidas para esportes, sem comprometimento algum.

Tanyaradzwa Sahanga, gerente de inovação tecnológica da adidas, comentou: “Estamos empenhados em criar um novo tipo de produto que podemos aceitar de volta, triturar e reutilizar em um novo produto adidas. Sabíamos que essa era uma visão com implicações abrangentes de todas as maneiras, tanto técnica como comportamental! Às vezes não parecia que conseguiríamos vencer as dificuldades técnicas, mas agora que demos o primeiro salto, as condições mudaram. Não podemos criar uma economia circular sozinhos. Nós vamos precisar um dos outros. Estamos empolgados ao vermos esse primeiro passo tornar-se realidade como parte do lançamento piloto”.

“FUTURECRAFT é o nosso caráter de design e inovação”, disse Paul Gaudio, vice-presidente sênior de futuro e direção de criação da adidas. É sobre a interseção da arte, ciência, tecnologia, humanidade, engenharia e artesanato. É o uso da criatividade para reimaginar o mundo no qual desejamos viver.”

“FUTURECRAFT busca inovar, trazer novos materiais e processos para confrontar os inúmeros desafios e oportunidades que enfrentamos ao auxiliar os atletas a fazer uma diferença em seu jogo, sua vida e, sem dúvida, no mundo onde vivem – no mundo onde todos nós vivemos.”

O primeiro passo

O tênis FUTURECRAFT.LOOP de primeira geração está sendo lançado como parte de um programa piloto global com 200 criadores importantes nas principais cidades do mundo. A adidas os desafiará a correr, devolver os tênis e compartilhar o feedback sobre suas experiências, antes do lançamento da segunda geração.

Os insights serão usados para definir o plano dos produtos para o lançamento mais abrangente previsto para a primavera/verão de 2021.

Para mais informações acesse adidas.com/futurecraft.

FUTURECRAFT.LOOP is made from one material (TPU) and is 100% recyclable

 

The first 200 pairs of FUTURECRAFT.LOOP running shoes will be worn and tested by 200 Creators in adidas widest ever global beta test

 

Willow Smith, Paul Gaudio and Eric Liedtke come together to reveal FUTURECRAFT.LOOP - a 100% recyclable running shoe

 

adidas logo

Foto: https://mma.prnewswire.com/media/873017/adidas_FUTURECRAFT_LOOP_trainer_white.jpg

Foto: https://mma.prnewswire.com/media/873019/adidas_FUTURECRAFT_LOOP.jpg

Foto: https://mma.prnewswire.com/media/873021/FUTURECRAFT_LOOP.jpg

Foto: https://mma.prnewswire.com/media/873022/adidas_FUTURECRAFT_LOOP_recycling.jpg

Foto: https://mma.prnewswire.com/media/873020/adidas_Logo.jpg

FONTE adidas