4 pontos para considerar ao planejar a carreira

SÃO PAULO, 29 de dezembro de 2017 /PRNewswire/ — A preocupação com o mercado de trabalho é algo recorrente na cabeça dos jovens. Com um índice de desemprego de 12,4%, conforme dados do IBGE, as pessoas planejam suas carreiras buscando estabilidade financeira no futuro. Esse cenário demonstra a relevância de um bom planejamento de carreira, assim como a importância do preparo na área de atuação e do desenvolvimento de habilidades que vão além do currículo.

Improvise, adapte, supere-se

Para Maíra Pimentel, cofundadora e diretora de projetos da Tamboro, a evolução tecnológica permitiu que habilidades passassem a ser protagonistas no mercado. “Chamadas de habilidades do século 21, nos diferenciam das máquinas e impulsionam a performance de qualquer profissional. As empresas entenderam que essas características, em muitos casos, são mais necessárias que as técnicas”.

Ser humano é único

A nova geração, mais que sucesso econômico, busca por sentido e felicidade. Cada jovem possui necessidades e habilidades específicas que precisam ser desenvolvidas individualmente. “A escola tem que ser um espaço, físico e virtual, onde se trabalhe a gestão do conhecimento e do autoconhecimento. A estratégia é desenvolver a educação mais holística, que leve em conta diferentes dimensões do indivíduo e suas inter-relações, trabalhando pessoas que serão protagonistas e capazes de expandir seus mindsets para o futuro”, afirma Nuricel Aguilera, fundadora do Instituto Alpha Lumen (IAL).

Esteja pronto para o futuro

As escolas de base precisam se inspirar e fornecer ferramentas para que as novas gerações de profissionais estejam atualizadas com carreiras de um futuro próximo. “Esses jovens tendem a buscar por áreas capazes de satisfazer seu anseio pessoal e social. Alguns exemplos são youtuber, 3D designer, engenheiro da computação, quadrinista e desenvolvedor de jogos”, afirma Célio Antunes, CEO e fundador do Grupo Impacta.

Busque seus sonhos

Realização pessoal e social são anseios de muitos jovens, desejos que vão além da questão financeira. Idealizar uma carreira deve servir como combustível para alcançar, principalmente, as ambições pessoais. “A família tem grande peso emocional e psicológico nessa questão para ajudar no crescimento e na maturidade do coração. O caminho para o sucesso é a soma de esforços cotidianos, porque a esperança não está presente só na vitória, mas no planejamento, na tentativa, nos erros, nos acertos, na luta diária”, afirma padre Douglas Verdi, diretor geral dos colégios salesianos Santa Teresinha e Liceu Coração de Jesus.

Para mais informações, entrar em contato com NB Press–telefone: 3254-6464

FONTE Tamboro, Instituto Alpha Lumen, Grupo Impacta, Santa Teresinha e Liceu Coração de Jesus